Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

Avaliação da Previsão de Transtorno Bipolar

Avaliação da Previsão de Transtorno Bipolar
Academia Médica
set. 18 - 3 min de leitura
000


Um estudo publicado no periódico JAMA Network Open, em 15 de setembro de 2023, faz uma abordagem sobre uma importante ferramenta de predição para o transtorno bipolar: os critérios de "risco bipolar" (BAR, sigla em inglês). A pesquisa sugere que esses critérios podem identificar, com antecedência, adolescentes e jovens adultos em risco de desenvolver a doença.

A tabela a seguir extraída da pesquisa original ilustra os detalhes e parâmetros em que esses critérios de 'risco bipolar' se baseiam.

Fonte:  JAMA Netw Open. 2023. doi:10.1001/jamanetworkopen.2023.34078

O transtorno bipolar (BD) é uma condição recorrente que atinge de 2% a 3% da população global. Suas consequências são amplamente reconhecidas pela comunidade médica, tornando a identificação precoce e a intervenção preventiva de suma importância. No entanto, o verdadeiro desafio tem sido prever quem, de fato, desenvolverá o transtorno.

Portanto, neste estudo, a equipe de pesquisa monitorou dois grupos de indivíduos que procuraram ajuda clínica: 35 que atendiam aos critérios BAR e 35 que não. O acompanhamento foi realizado ao longo de 10 a 13 anos. Os resultados? Surpreendentes. Enquanto 28,6% dos participantes que atendiam aos critérios BAR desenvolveram BD, nenhum dos participantes do grupo de comparação apresentou o transtorno.

Na tabela a seguir é possível visualizar as características clínicas, demográficas e de tratamento dos participantes durante o período de acompanhamento da pesquisa. 

Fonte:  JAMA Netw Open. 2023. doi:10.1001/jamanetworkopen.2023.34078

Esses achados, embora promissores, não apenas reforçam o valor dos critérios BAR como um potencial indicador de risco. Eles também sinalizam que a janela para intervenções pode ser mais ampla do que se pensava anteriormente, se estendendo por décadas.

"Os critérios BAR podem ser um farol no caminho da predição de BD entre adolescentes e jovens adultos que buscam assistência clínica", afirma o líder do estudo. Ele ressalta, no entanto, a necessidade de mais pesquisas para aperfeiçoar esses critérios no cenário clínico.

Apesar de mais estudos serem necessários, essa pesquisa abre novos horizontes para futuras intervenções preventivas, destacando a importância da identificação precoce na luta contra o transtorno bipolar.


Leia também:



Referência: 

Ratheesh A, Hammond D, Watson M, et al. Bipolar At-Risk Criteria and Risk of Bipolar Disorder Over 10 or More Years. JAMA Netw Open. 2023;6(9):e2334078. doi:10.1001/jamanetworkopen.2023.34078


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você