[ editar artigo]

AVC para todos

AVC para todos

AVC para todos

Não é novidade para os que acompanham o Academia Médica, a minha paixão sobre as novas formas de comunicar saúde para a população e para os demais pares. Trago hoje uma iniciativa do Ministério da Saúde de Portugal que visa diminuir as consequências do Acidente Vascular Encefálico, simplismente por tornar pública e inteligível a Escala de Cincinnati para AVC.

Para os que ainda não conhecem, a Escala de Cincinatti é um teste aplicado em menos de 1 minuto, em 3 perguntas, com uma taxa de acerto de diagnóstico para AVC igual a 72%. Se algum dos testes apresenta uma resposta anormal, o paciente deve estar apresentando um Acidente Vascular Cerebral e deve ser conduzida a um hospital o quanto antes. Tempo é Cérebro!

#Queda/Assimetria Facial: Peça para a pessoa para sorrir ou mostrar os dentes, se algum dos lados não move-se como o outro ou aparentemente "cai", Isso pode ser sinal de AVC.

    • Normal: Os dois lados da face movem-se igualmente
    • Anormal: Um dos lados da face não move-se simetricamente como o outro (ou apenas não se move)!

#Queda do Braço: Peça para a pessoa fechar seus olhos e que mantenha seus braços levantados por 10 segundos, Se um dos braços não se move, ou um dos braços fica levantado assimetricamente em relação ao outro, isso pode ser sinal de AVC

    • Normal: Os dois braços mantém-se elevados igualmente
    • Anormal: Um dos braços não se move ou um dos braços "cai" antes de 10 segundos após o comando de mantê-los levantados simetricamente.

#Fala: Peça para a pessoa falar "O céu é Azul", ou qualquer outra frase simples e conhecida pelo paciente. Se a pessoa fala lentamente ou com dificuldade ou palavras desconexas, ou ainda, é incapaz de falar, isso pode ser sinal de AVC

    • Normal: Paciente usa as palavras corretamente, sem lentificação
    • Anormal: Lentificação, palavras inapropriadas ou mudo.

Gostaram da ideia dos colegas Portugueses? Quais outros sinais e sintomas poderíamos utilizar atitudes semelhantes como esta para educar população e profissionais de saúde? Deixe sua contribuição abaixo.

Academia Médica
Fernando Carbonieri
Fernando Carbonieri Seguir

Inovação é sua forma de exercer a medicina. Em 2012 criou a Academia Médica, comunidade dedicada a "FALAR O QUE A FACULDADE ESQUECEU DE NOS CONTAR". Membro Comissão do Médico Jovem do CFM, Palestrante, Hacking Health Curitiba e Brasil

Ler matéria completa
Indicados para você