Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Baseie suas condutas em evidências

Baseie suas condutas em evidências
Academia Médica
mar. 30 - 5 min de leitura
000

TheNNT

Baseie suas condutas em evidências!

O NNT é uma iniciativa que demonstra o quanto o seu tratamento pode ser efetivo para cada indivíduo. Com ele você pode se embasar em evidências (revisões sistemáticas) para empoderar seu paciente e familiares ou justificar o tratamento adotado.

Qual é a ideia?

Há um caminho para entender o quanto  a medicina moderna tem para oferecer de forma individualizada aos pacientes. É um simples conceito estatístico chamado "Número que deve ser tratado" (Number-Needed to Treat - NNT em Inglês). O NNT mede o impacto de uma terapia estimando o número de pacientes que precisam ser tratados afim de saber qual será o impacto em uma pessoa. O conceito é estatístico e intuitivo, pois sabemos que nem todos os pacientes serão beneficiados por um determinado remédio ou intervenção - alguns se beneficiam, outros se prejudicam e outros não são afetados. O NNT mostra as porcentagens desses desfechos para cada uma das intervenções estudadas pela iniciativa.

Imagine por um momento um ataque cardíaco chamado "Stop Attack". Imagine agora que 75%  das vítimas de ataques cardíacos sofrem a intervenção do "Stop Attack" sobrevive, e  que apenas 25% sobrevivem se o "Stop Attack" não é empregado. Isso com certeza é uma grande redução nas mortes.

nnt-explained1

Note, porém, que 25% das pessoas irão morrer independementemente se receberam o tratamento ou não (a base do gráfico) e 25% irá sobreviver independemente se receberem ou ou não o tartamento ( o topo do gráfico). Esses dois grupos não são afetados pelo "Stop Attack", e o tratamento nem ajudou nem prejudicou ambos. Para os 50% do meio, entretanto, o tratamento salvou suas vidas .

A parte difícil é que nunca sabemos quais são os pacientes que estarão em cada grupo. Saber desses números pode ser extremamente útil na necessidade de sermos honestos com nosso paciente e da necessidade de informar a ele e familiares sobre as possibilidades do tratamento que será investido antes de iniciá-lo. Saber do NNT é uma proteção para você.

Como essa estimativa funciona?

Se calcularmos quantas são as pessoas que precisamos tratar com o "Stop Attack" pensando em um paciente apenas que possa ser beneficiado, o número é 2. Ou seja o tratamento será efetivo em 1 em cada 2 pacientes que o a estratégia do "Stop Attack" for adotada.

O NNT é portanto, um sistema intuitivo para estimar o quanto uma intervenção ira realmente ajudar um paciente em específico. Este número pode ser facilmente calculado a partir de qualquer estudo clínico feito para um medicamento ou para um tipo de intervenção. Desde que a maioria das drogas ou intervenções foram de alguma forma estudadas, podemos calcular o NNT para a enorme maioria das intervenções que adotamos. Isso significa que médicos e pacientes podem facilmente discutir e decidir se aquele paciente será ou não beneficiado, prejudicado ou "imune" para um determinado medicamento ou intervenção mais invasiva.

De uma forma um pouco mais complexa, que você pode verificar no site do NNT, você pode verificar como é calculado os benefícios de tratamentos diferentes somados a tratamentos já reconhecidos como eficazes na literatura médica. Assim você pode ter a ideia de como uma droga ou intervenção nova pode se comportar naqueles pacientes que não tiveram benefícios ou naqueles que foram prejudicados pelo tratamento original. Assim pode-se medir o sinergismo ou as interações maléficas entre medicamentos e procedimentos.

O sistema NNT

Para todas as terapias revisadas pelo site, eles proporcionam um código de cores para você usar, emprestado dos semáforos. As cores dizem a respeito dos benefícios e malefícios que importam para o paciente e não pesquisadores. Pacientes se importam com a morte e a doença e não com valores laboratoriais ou achados tomográficos. O site usa isso como "demandas importantes para o paciente" para guiar as recomendações feitas por eles

Verde

Terapias indicadas em verde são as melhores que você pode adotar. Há uma clara evidencia dos benefícios ao paciente, e esses benefícios são muito maiores que os malefícios. Por exemplo, esteroides para Asma na emergência:

 

Preto

O preto é o pior índice do NNT. As terapias listadas em preto possuem clara associação com efeitos prejudiciais ao paciente, sem nenhum efeito positivo reconhecível. Um exemplo: O uso do PSA para Screening para o Câncer de Próstata.

As conclusões do NNT baseia-se em 6 estudos randomizados que avaliaram 187.286 pacientes (estudos inconsistentes foram excluídos As conclusões do NNT baseia-se em 6 estudos randomizados que avaliaram 387.286 pacientes (estudos inconsistentes foram excluídos

Clique AQUI para acessar o NNT

 

_________________________________

O que você achou do NNT? Deixe sua opinião! Ela é muito importante para toda a classe médica e acadêmica que acompanha o Academia Médica.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você