[ editar artigo]

Bolsa residência vai aumentar! E os preceptores ganharão também

Bolsa residência vai aumentar! E os preceptores ganharão também

Fazer residência é um anseio dentro da carreira médica, no entanto, várias barreiras necessitam ser superadas pelos aspirantes à tal modalidade de pós-graduação.

Dentre elas estão o baixo número de vagas ofertadas, assim como a baixa remuneração que é oferecida, a chamada “bolsa residente”, a qual não sofria atualização há um bom tempo.

 

O cenário mudou

No dia 15 de julho de 2021, o governo, por meio do Ministério da Saúde, lançou o plano para o reajuste  que será de 24%.

A iniciativa faz parte do Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde.

 

Quantos residentes serão beneficiados pela notícia?

No total 23.134 residentes deixarão de receber o valor antigo e passarão a ter um reajuste.

O investimento passou de 1,09 bilhão para 1,433 bilhão de reais. Dentre as destinações do recurso estão, as instituições que desenvolvem os programas de residência, apoio à qualificação dos profissionais especializados e recomposição das perdas salariais das bolsas de estudos.

 

Segundo Queiroga 

“As prioridades do nosso sistema de saúde é investir na formação de profissionais da atenção primária, emergência médica e terapia intensiva em todas as áreas da saúde, a enfermagem e a fisioterapia na emergência é tão importante quanto os especialistas da área médica”.

 

Preceptores também receberão bolsa

Os preceptores de residências também receberão uma bolsa, a fim de incentivar o ensino por parte dos profissionais com experiência.

O valor da bolsa para os preceptores será de R$ 1.500,00.

 

Isso é bom?

É indiscutível que qualquer aumento há de ser comemorado, no entanto cabe a comparação desse reajuste em relação ao acumulado de inflação desde que houve o último reajuste, mostrando o real poder de compra que o reajuste representa no auxílio monetário ao residente.

 

Artigos relacionados

Demissão da residência: A hora de jogar a toalha

Residência Médica: dicas para sua vida pessoal, financeira e profissional 

Soube que mais um médico tentou... 

 

 


Escrito por Yan Kubiak Canquerino - Colaborador da Academia Médica


 

Referências

O que é inflação - veja a taxa acumulada e como ela afeta seu dinheiro (toroinvestimentos.com.br). Acesso em 29/07/2021.

Governo lança Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde — Português (Brasil) (www.gov.br). Acesso em 29/07/2021.

Academia Médica
O que a faculdade esquece de falar!
O que a faculdade esquece de falar! Seguir

Página da redação da Academia Médica para divulgar atualizações pertinentes aos médicos, acadêmicos de medicina e profissionais de saúde.

Ler conteúdo completo
Indicados para você