Atualizado em 15/10/2021
Publicada hoje a Portaria interministerial dos ministérios da Educação e da Saúde, que garante o valor mínimo da bolsa de residência médica, a partir de 1 de janeiro de 2022. Os médicos residentes passarão a receber o valor de R$ 4.106,09 de bolsa auxílio.
Leia a notícia completa clicando aqui.
Fazer residência é um anseio dentro da carreira médica, no entanto, várias barreiras necessitam ser superadas pelos aspirantes à tal modalidade de pós-graduação.
Dentre elas estão o baixo número de vagas ofertadas, assim como a baixa remuneração que é oferecida, a chamada “bolsa residente”, a qual não sofria atualização há um bom tempo.
O cenário mudou
No dia 15 de julho de 2021, o governo, por meio do Ministério da Saúde, lançou o plano para o reajuste que será de 24%.
A iniciativa faz parte do Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde.
Quantos residentes serão beneficiados pela notícia?
No total 23.134 residentes deixarão de receber o valor antigo e passarão a ter um reajuste.
O investimento passou de 1,09 bilhão para 1,433 bilhão de reais. Dentre as destinações do recurso estão, as instituições que desenvolvem os programas de residência, apoio à qualificação dos profissionais especializados e recomposição das perdas salariais das bolsas de estudos.
Segundo Queiroga
“As prioridades do nosso sistema de saúde é investir na formação de profissionais da atenção primária, emergência médica e terapia intensiva em todas as áreas da saúde, a enfermagem e a fisioterapia na emergência é tão importante quanto os especialistas da área médica”.
Preceptores também receberão bolsa
Os preceptores de residências também receberão uma bolsa, a fim de incentivar o ensino por parte dos profissionais com experiência.
O valor da bolsa para os preceptores será de R$ 1.500,00.
Isso é bom?
É indiscutível que qualquer aumento há de ser comemorado, no entanto cabe a comparação desse reajuste em relação ao acumulado de inflação desde que houve o último reajuste, mostrando o real poder de compra que o reajuste representa no auxílio monetário ao residente.
Artigos relacionados
Demissão da residência: A hora de jogar a toalha
Residência Médica: dicas para sua vida pessoal, financeira e profissional
Soube que mais um médico tentou...
Escrito por Yan Kubiak Canquerino - Colaborador da Academia Médica
Referências
O que é inflação - veja a taxa acumulada e como ela afeta seu dinheiro (toroinvestimentos.com.br). Acesso em 29/07/2021.
Governo lança Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde — Português (Brasil) (www.gov.br). Acesso em 29/07/2021.