A residência médica é um período de grande aprendizado e crescimento profissional e pessoal. No entanto, todo esse crescimento em um curto período de tempo tem um preço a se pagar. Carga horária extenuante, ambiente de trabalho estressante e até mesmo casos de assédio moral estão presentes na realidade do residente. Nesse texto, o Dr Devesh Vashishtha dá algumas dicas de como sobreviver a esse período turbulento, confira:
A realidade está apenas começando
Estou há meses de terminar minha residência em medicina de família e comunidade! Eu quero gritar do topo das montanhas, mas deixe-me também canalizar minha exaltação para alguns conselhos. Isso é para a próxima geração: todos vocês, estudantes fenomenais que estão prestes a se tornar médicos.
Você precisará de um apoio significativo
Pais, irmãos, amigos próximos. A residência é mais difícil do que qualquer coisa que a maioria de nós já fez, e você vai precisar daquela refeição quente de última hora - ou no meu caso -, alguém que tome conta das crianças ou de um ombro para chorar.
Tenha um planejamento
Quando você for escolher um apartamento ou casa para morar, pense muito sobre seu orçamento e o que você pode pagar. Viver frugalmente durante a residência pode capacitá-lo a pagar dívidas mais cedo e investir mais em suas contas de aposentadoria.
Pense em você
Se você está tentando descobrir por que está irritadiço no seu dia de folga, faça a mesma coisa que fazemos com bebês que choram: siga uma lista de verificação. Para mim, essa lista de verificação geralmente inclui comer, dormir, tomar café, correr e deitar no sofá sem fazer praticamente nada. Uma dessas coisas geralmente funciona.
Tenha ajudantes
Dê a si mesmo permissão para fazer menos em sua casa. Se você tiver recursos, contrate um serviço de limpeza. Peça comida do seu lugar saudável favorito. Deixe a casa ficar um pouco bagunçada de vez em quando.
Contrate um consultor financeiro
Quando chegar a hora e você tiver espaço mental, talvez no final da residência, pense seriamente em conseguir um consultor financeiro. Peça a alguém que conheça o sistema para ajudá-lo a priorizar seus objetivos financeiros.
Dê a si mesmo permissão para "recuar"
Acontece que ser residente é essencialmente o dobro do trabalho de muitos empregos de tempo integral. Hobbies, pesquisa, e projetos comunitários podem e estarão esperando que você volte quando tiver mais tempo.
Deixe de lado a tendência de competir com os outros residentes.
É uma atividade venenosa, e você verá que todos estão lutando e crescendo à sua maneira. Lembre-se de que a medicina é uma carreira para toda a vida, e você passará as próximas décadas adquirindo habilidades que são relevantes para a sua comunidade ou ambiente de prática e abandonando tudo o que não é relevante.
Para um pequeno livro que me deu algumas orientações cruciais, verifique: “50 Simple Things to Save Your Life During Residency”. Tem algumas dicas maravilhosas e incisivas sobre como navegar no treinamento médico.
Artigos Relacionados
Quer escrever? Publique seu artigo na Academia Médica Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!
Devesh Vashishtha é residente em medicina medicina de família e comunidade e pode ser contatado no Twitter @DMVashishtha. Seu artigo original pode ser acessado clicando aqui. Tradução livre realizada por Diego Arthur Castro Cabral.