Atualizado em 15/10/2021
Publicada hoje a Portaria interministerial dos ministérios da Educação e da Saúde, que garante o valor mínimo da bolsa de residência médica, a partir de 1 de janeiro de 2022. Os médicos residentes passarão a receber o valor de R$ 4.106,09 de bolsa auxílio.
Leia a notícia completa clicando aqui.
Trazemos uma ótima notícia para os residentes! Como divulgado algum tempo atrás aqui na comunidade, nesse artigo, a bolsa residência estava para receber um reajuste de aproximadamente 24% no valor atual.
Se você é do meio, provavelmente já deve ter recebido a informação, ainda que de modo informal.
Até então, estava apenas firmado o acordo e a possibilidade de aumento, no entanto, confirmado pelo Presidente da Associação Nacional de Médicos Residentes (ANMR), agora haverá, sim, o aumento.
O que estava impedindo a confirmação?
O Ministério da Educação (MEC) até então não havia confirmado que haveria orçamento para fazer o reajuste do valor, no entanto, o cenário mudou e o orçamento foi garantido.
Até agora a notícia se mantém de maneira informal, pois ainda é necessário o carimbo dos ministros e a promulgação da portaria para noticiar a conquista por meio dos meios federais.
A partir de quando haverá o reajuste?
A partir de janeiro de 2022.
De quanto será o reajuste?
O valor do reajuste será de 23,29%, fazendo com que a bolsa saia do valor atual para o valor de R$ 4.106,09 no valor bruto, tendo ainda a incidência do imposto para a previdência sob esse valor.
Portanto, uma vez confirmada, resta-nos ainda esperar que os documentos oficiais sejam lançados para oficializar o acordo.
Fique atento! Dia 26/08, às 21h, em parceria com a ANMR faremos uma live para te deixar por dentro das novidades, aqui na Academia Médica!
Artigos relacionados
Residência Médica: dicas para sua vida pessoal, financeira e profissional
"Pós" X "Residência" uma nova briga de uma antiga questão
Escrito por Yan Kubiak Canquerino - Colaborador da Academia Médica
Referência
https://www.instagram.com/reel/CSwWAuXH78B/?utm_medium=copy_link. Acesso em 19/08/2021.