Causada pela bactéria Mycobacterium leprae, a hanseníase é uma doença que acomete principalmente nervos periféricos e pele, podendo causar incapacidades físicas principalmente nas mãos, pés e olhos. Embora tenha cura, esta doença ainda permanece endêmica em vários lugares ao redor do mundo, em especial no Brasil, Índia e Indonésia.
No brasil, foram diagnosticados 155,3 mil novos casos de hanseníase entre 2016 e 2020, De 2016 a 2020, sendo que 55,5% destes foram em pacientes do sexo masculino. No mesmo período, foram 19,9 mil casos novos de hanseníase com grau 2 de incapacidade física – o mais grave. Em alguns casos, o paciente é encaminhado para serviços de referência para confirmação diagnóstica e, quando necessário, para acompanhamento.
Com objetivo de trazer o tema à tona, o Ministério da Saúde apresentou, na terça-feira, 25 de janeiro de 2022, uma série de ações destinadas ao Janeiro Roxo, mês escolhido para informar a população e desconstruir mitos e preconceitos relacionados à doença. Dentre as medidas anunciadas, está a inclusão de novos testes laboratoriais complementares ao diagnóstico da enfermidade, incluindo um teste rápido. Desta forma, o Brasil será o primeiro país do mundo a oferecer de forma universal e no sistema público de saúde um teste rápido para apoiar o diagnóstico.
Em 2022, a pasta deve investir cerca de R$ 3,7 milhões para essas novas testagens. O GenoType LepraeDR e o NAT Hans, uma vez que são testes de biologia molecular e requerem estrutura laboratorial avançada, deverão ser ofertados nos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen), inicialmente em 10 estados até o final de 2022, mas devem estar distribuídos nas 27 unidades federativas até o final de 2023. Já o teste rápido imunocromatógrafico, por sua vez, será ofertado nas Unidades Básicas de Saúde.
Leia mais
- A vida de uma dermatologista
- Tipos de testes para a COVID-19
- COVID-19: novo teste rápido 100% nacional é desenvolvido
- Ministério da Saúde rejeita recomendação contra o kit Covid
- A importância da pesquisa básica em Biologia Molecular para o câncer de mama
Referências:
- Ministério da Saúde anuncia ações contra a hanseníase no Janeiro Roxo. Disponível em https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2022-01/ministerio-da-saude-anuncia-acoes-contra-hanseniase-no-janeiro-roxo
- Brasil terá primeiro teste rápido gratuito de hanseníase do mundo. Disponível em https://www.conass.org.br/brasil-tera-primeiro-teste-rapido-gratuito-de-hanseniase-do-mundo