Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

Campanha da SBU visa conscientizar sobre prevenção do câncer de próstata

Campanha da SBU visa conscientizar sobre prevenção do câncer de próstata
Academia Médica
out. 24 - 3 min de leitura
000

“Saúde também é papo de homem”. Este é o tema da campanha deste ano que será realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) em decorrência do Novembro Azul, que visa chamar a atenção do público masculino em relação ao câncer de próstata. Este é o de maior incidência em homens (excluindo-se o câncer de pele não melanoma) e o segundo que mais mata, atrás apenas do câncer de pulmão.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são esperados 65.840 novos casos de câncer de próstata em 2022. Dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde revelam que, de 2019 a 2021, foram mais de 47 mil óbitos em razão desse tipo de tumor. No ano passado, 16.055 homens morreram em consequência da doença, o que corresponde a cerca de 44 mortes por dia.

Ao longo de novembro, uma série de ações serão realizadas com o intuito de conscientizar sobre a necessidade de adoção de hábitos de vida saudáveis, capazes de prevenir o câncer de próstata, e sobre a importância do diagnóstico precoce do problema. Assintomático em fase inicial, ele pode ser diagnosticado e tratado mais facilmente se realizados exames de check-up periódicos, como exames de toque retal e dosagem de PSA. .

Apesar de poder atingir qualquer homem, os principais fatores de risco da doença são: idade (é um câncer raro antes dos 40 anos e aumenta com o envelhecimento); histórico familiar de câncer de próstata em pai, irmão ou tio; homens de raça negra; e obesidade. Quando diagnosticada em estágio inicial, ainda sem sintomas, a neoplasia tem chances de cura de 90%.

 Em fases mais avançadas, o paciente pode ter dificuldade para urinar, micção frequente, disfunção erétil, presença de sangue na urina ou no sêmen e dores pélvicas ou ósseas. Para o diagnóstico precoce da doença, a SBU recomenda que homens a partir de 50 anos procurem um urologista para avaliação individualizada. Aqueles que integram o grupo de risco são orientados a começar os exames mais cedo, a partir dos 45 anos.

Com informações de Agência Brasil.

Leia também:

Estudo tenta entender motivo pelo qual células cancerígenas precisam importar gordura

Inteligência artificial para diagnóstico e classificação Gleason do Câncer de Próstata

Vamos falar sobre Câncer de Próstata?

Homens, não deixem para depois o que vocês devem fazer hoje!

Câncer de Próstata - Rastrear ou não rastrear?

Quatro áreas de inovação em saúde impulsionadas pela pandemia



Denunciar publicação
    000

    Indicados para você