Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Homens, não deixem para depois o que vocês devem fazer hoje!

Homens, não deixem para depois o que vocês devem fazer hoje!
Academia Médica
nov. 3 - 2 min de leitura
000

Desde o início da pandemia, a procura pelos centros especializados caiu muito, devido à atenção voltada aos pacientes de COVID-19 e ao medo de se expor ao vírus. Algumas especialidades tiveram a possibilidade e consultas por telemedicina, no entanto, na urologia o exame físico fica prejudicado, o que pode apresentar risco ao paciente.

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) fez um alerta sobre o assunto, principalmente no mês de novembro, voltado à prevenção do câncer de próstata e demais doenças masculinas.

Além dos exames para diagnóstico, as cirurgias para retirada da próstata por câncer tiveram redução de 21,5% na comparação entre 2019 e 2020. Também as coletas do antígeno prostático específico (PSA) e de biópsia da próstata que, junto com o exame de toque retal, diagnosticam a doença, registraram quedas de 27% e 21%, respectivamente, como mostram as informações do Sistema de Informações Ambulatoriais, do Sistema Único de Saúde (SUS).

O número de consultas urológicas no SUS também caiu(33,5%), bem como as internações de pacientes com diagnóstico da doença caíram 15,7%. As consultas com um urologista também sofreram queda. Até julho, foram 1.812.982, enquanto em 2019 foram 4.232.293 e em 2020, 2.816.326.

As consultas urológicas já voltaram a acontecer esse ano, porém em menos quantidade que antes da pandemia, inclusive nos consultórios particulares em que os pacientes voltaram a marcar consultas. As cirurgias estão voltando a acontecer, mas em pacientes que já tinham indicação antes da pandemia.

Atraso

Leia mais: SUS apresentou redução de quase 3 milhões de procedimentos eletivos em 2020

Devido à pandemia, o SUS deixou de realizar uma quantidade imensa de cirurgias emergenciais e eletivas durante o ano de 2020 e as cirurgias para o tratamento de câncer de próstata também sofreram impacto. Por esse motivo, é muito necessária a conscientização dos homens para que retomem os cuidados e retornem aos consultórios médicos, ou futuramente o sistema de saúde pode sofrer um acúmulo de diagnóstico, o que pode causar uma demora muito maior para o atendimento e pior ainda, pode ser fatal.

Leia mais

Referência

Agência Brasil. Consultas urológicas caem na pandemia e sociedade alerta população. Acesso em https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2021-11/consultas-urologicas-caem-na-pandemia-e-sociedade-alerta-populacao

 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você