Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Homens: é hora de cuidar da saúde! Campanha Novembro Azul

Homens: é hora de cuidar da saúde! Campanha Novembro Azul
Academia Médica
out. 28 - 2 min de leitura
000

A campanha Novembro Azul completa 10 anos em 2021 e procura incentivar os homens a realizarem exames preventivos do câncer de próstata e outras doenças que acometem os homens, como as cardiovasculares ou o câncer de pênis, que deveria ser mais divulgado, pois é bastante comum.

A cada 10 homens, apenas 4 buscam um médico ao menor sintoma. A maioria só vai quando os desconfortos estão insuportáveis, o que pode levar a complicações no tratamento. 

Uma pesquisa, realizada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida mostrou que  6 a cada 10 homens brasileiros, mexicanos, colombiano e argentinos procuram atendimento médico tardiamente e que nos demais países a taxa é ainda pior: 7 a cada 10 pessoas.

No dia 3 de novembro, a campanha de Novembro Azul vai lançar um 0800 só para os homens tirarem dúvidas sobre saúde.

Só em 2020, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, o câncer de próstata foi diagnosticado em mais 65 mil homens e quase 16 mil pessoas perderam a vida para essa doença em 2019. Além deste, o câncer de pênis, pouco divulgado ainda, leva a 1600 amputações do órgão ao ano, sendo mais incidente nas regiões norte e nordeste.

O lema da Campanha Novembro Azul de 2021 é 

"Cuide do que é seu""

e busca alertar a população masculina que pelo menos 11% dos homens desenvolverão o câncer de próstata, por isso a importância da prevenção.

Mesmo que não apresente sintomas nem tenham fatores de risco, é recomendado que os homens a partir de 50 anos busquem fazer uma avaliação anual. Já os homens que possuem fatores de risco, como ser da raça negra ou ter algum parente de primeiro grau com câncer de próstata, a recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia é a avaliação médica  a partir dos 45 anos.

Referência

Agência Brasil. 60% dos homens no Brasil só vão ao médico após sintoma insuportável. Acesso em https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/saude/audio/2021-10/60-dos-homens-no-brasil-so-vao-ao-medico-apos-sintoma-insuportavel

 

Artigos relacionados 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você