Muito pouco sabemos ainda sobre todos os impactos que a infeção pelo Sars-Cov-2 pode gerar.
Em maio deste ano foi publicado um artigo original no The World Journal of Mens Health que descreveu alterações relacionadas à função sexual em pacientes infectados pelo vírus.
Foi um estudo piloto que avaliou as características histopatológicas no tecido peniano de pacientes que tiveram infecção sintomática por COVID-19 e desenvolveram disfunção erétil grave com necessidade de intervenção cirúrgica, comparando a pacientes que não apresentavam histórico de infecção prévia.
O tecido peniano foi coletado durante o procedimento de colocação de prótese peniana e analisados para marcadores de função endotelial e para presença de expressão de proteína spike COVID-19.
Apesar do estudo apresentar um n pequeno (2 pacientes com história de Covid e 2 controles) ele foi pioneiro em demostrar a presença da expressão de proteínas virais em tecido peniano humano, mesmo após transcorrido tempo da infecção aguda. Além disso, o estudo sugere que a disfunção endotelial vista na infecção pode contribuir para os casos de disfunção erétil.
Tendo em vista que a integridade vascular é importante para uma boa função erétil, é possível considerar que a disfunção endotelial vista na infecção pelo vírus Sars-Cov-2 contribua para casos de disfunção erétil. Contudo, deve ser considerada a origem multifatorial da disfunção erétil.
Novos estudos a nível molecular devem esclarecer melhor o dano e prejuízo causados pelo vírus na função sexual masculina.
Este artigo faz parte de uma série escrita especialmente para a Academia Médica. Você encontra o primeiro texto aqui
Dra. Francine Carvalho é Médica Urologista, preceptora e do Serviço de Urologia HSL PUCRS, coordenadora do ambulatório de disfunções miccionais e urologia feminina HSL-PUCRS. Defende uma urologia descomplicada e sem tabus com foco na atenção plena e individualizada.
Fonte:
Kresch E et al. COVID-19 Endothelial Dysfunction Can Cause Erectile Dysfunction: Histopathological, Immunohistochemical, and Ultrastructural Study of the Human Penis. World J Mens Health Published online May 7, 2021. https://doi.org/10.5534/wjmh.210055
Leia outros artigos da dra. Franscine
Como indicar tratamento para seu paciente com cálculo urinário?
Urologia: Litíase urinária: a formação de pedras no sistema urinário