Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Descoberta forma grave de mpox que pode ser letal a pacientes com HIV avançado

Descoberta forma grave de mpox que pode ser letal a pacientes com HIV avançado
Academia Médica
fev. 22 - 2 min de leitura
000

Uma forma particularmente grave de mpox em pessoas com HIV avançado foi identificada por uma equipe internacional de médicos, segundo notícia publicada recentemente na revista The Lancet.  

Entre pacientes que convivem com o vírus da Aids, a taxa de mortalidade pela mesma seria de cerca de 15%. A equipe examinou 382 pessoas com HIV e mpox de dezenove países, sendo que 27 morreram pela doença.

Foi verificado que a forma grave da doença que afeta pessoas com HIV avançado apresenta sintomas que incluem lesões necrotizantes maciças na pele, genitais e muitas vezes nos pulmões.

Os piores cenários foram observados em pacientes com contagens mais baixas de células CD4, um tipo específico de glóbulos brancos. O HIV destrói as CD4, usadas como indicador da saúde do sistema imunológico do paciente.

Segundo informações dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, uma pessoa saudável deve ter contagem de CD4 acima de 500 células por milímetro cúbico de sangue. O diagnóstico da Aids acontece quando a contagem fica abaixo de 200.

Pessoas submetidas à terapia antirretroviral para o HIV geralmente têm contagem superior a 200, o que sugere que os mais suscetíveis à forma grave de mpox são os pacientes que não recebem tratamento.

Sendo assim, integrantes da equipe médica internacional alertam autoridades de saúde para que as vacinas contra a mpox sejam fornecidas com prioridade a pessoas que vivem com HIV, principalmente em países onde os níveis de diagnóstico são baixos e não existe acesso universal gratuito a tratamento antirretroviral.

Referência:

Mpox in people with advanced HIV infection: a global case series, The Lancet (2023). DOI:10.1016/S0140-6736(23)00273-8 , www.thelancet.com/journals/lan …(23)00273-8/fulltext

Leia também:



Denunciar publicação
    000

    Indicados para você