Segundo a American Heart Association um Acidente Vascular Cerebral Isquêmico ocorre quando um vaso que fornece sangue ao cérebro é obstruído. Esse tipo de AVC é responsável por cerca de 87% de todos os acidentes vasculares cerebrais. A grande maioria dos tratamentos são realizados com a administração de alteplase IV, mas em centros que possuem hemodinâmica o tratamento endovascular (TEV) é realizado. Levando em consideração esse cenário um grupo de pesquisadores investigou o papel do uso da alteplase antes do TEV em pacientes elegíveis.
Como o estudo foi realizado?
Foi realizado um estudo aberto, multicêntrico e randomizado em países europeus que incluiu pacientes com AVCi que se apresentaram diretamente a um hospital que era capaz de fornecer tratamento endovascular e que eram elegíveis para administração de alteplase intravenosa e TEV. Os pacientes foram designados aleatoriamente em uma proporção de 1: 1 para receber TEV sozinho ou alteplase intravenoso seguido do tratamento endovascular (o tratamento padrão).
O desfecho primário foi o resultado funcional na escala de Rankin modificada (variação de 0 [sem deficiência] a 6 [morte]) em 90 dias. Foi avaliada a superioridade do TEV sozinho sobre o tratamento alteplase com TEV, bem como a não inferioridade por uma margem de 0,8 para o limite inferior do intervalo de confiança de 95% para a razão de chances dos dois grupos de ensaio. Morte por qualquer causa e hemorragia intracerebral sintomática foram os principais desfechos de segurança.
E quais foram os achados?
O ensaio incluiu 539 pacientes e a pontuação média na escala de Rankin modificada em 90 dias foi 3 para os pacientes tratados apenas com TEV e 2 no grupo alteplase mais TEV. O odds ratio ajustado foi de 0,84 (IC de 95%), que não mostrou superioridade nem não inferioridade do TEV sozinho em comparação ao grupo que teve Alteplase administrada antes do procedimento endovascular. A mortalidade foi de 20,5% no grupo com TEV sozinha e 15,8% com alteplase mais TEV. A hemorragia intracraniana sintomática ocorreu em 5,9% e 5,3% dos pacientes nos grupos TEV e TEV com alteplase, respectivamente.
Nesse estudo randomizado envolvendo pacientes europeus, a trombólise endovenosa sozinha não foi superior nem inferior ao tratamento com alteplase intravenosa seguida por TEV em relação ao desfecho de incapacidade 90 dias após o AVC segundo a escala de Rankin modificada. A hipótese de que a não administração de alteplase intravenosa antes da TEV reduziria o risco de hemorragia intracerebral e, assim, melhoraria os resultados não pode ser confirmada já que a diferença na incidência de hemorragia intracerebral foi semelhante nos dois grupos.
Leia mais
Dexametasona e o tratamento cirúrgico do hematoma subdural crônico
Neurocovid: 80% dos pacientes hospitalizados tem dano neurológico
Quer escrever? Publique seu artigo na Academia Médica. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!
Referências
1. Ischemic Strokes (Clots) [Internet]. www.stroke.org. 2021 [cited 2021 Nov 11]. Available from: https://www.stroke.org/en/about-stroke/types-of-stroke/ischemic-stroke-clots
2. Ischemic Stroke Treatment [Internet]. www.stroke.org. 2018 [cited 2021 Nov 11]. Available from: https://www.stroke.org/en/about-stroke/types-of-stroke/ischemic-stroke-clots/ischemic-stroke-treatment
3. LeCouffe NE, Kappelhof M, Treurniet KM, Rinkel LA, Bruggeman AE, Berkhemer OA, et al. A Randomized Trial of Intravenous Alteplase before Endovascular Treatment for Stroke. New England Journal of Medicine [Internet]. 2021 Nov 11 [cited 2021 Nov 11];385(20):1833–44. Available from: https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMoa2107727?query=featured_home
Conteúdo elaborado por Diego Arthur Castro Cabral