Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Devemos administrar alteplase antes do tratamento endovascular no AVCi?

Devemos administrar alteplase antes do tratamento endovascular no AVCi?
Academia Médica
nov. 11 - 3 min de leitura
000

Segundo a American Heart Association um Acidente Vascular Cerebral Isquêmico ocorre quando um vaso que fornece sangue ao cérebro é obstruído. Esse tipo de AVC é responsável por cerca de 87% de todos os acidentes vasculares cerebrais. A grande maioria dos tratamentos são realizados com a administração de alteplase IV, mas em centros que possuem hemodinâmica o tratamento endovascular (TEV) é realizado. Levando em consideração esse cenário um grupo de pesquisadores investigou o papel do uso da alteplase antes do TEV em pacientes elegíveis.

Como o estudo foi realizado?

Foi realizado um estudo aberto, multicêntrico e randomizado em países europeus que incluiu pacientes com AVCi que se apresentaram diretamente a um hospital que era capaz de fornecer tratamento endovascular e que eram elegíveis para administração de alteplase intravenosa e TEV. Os pacientes foram designados aleatoriamente em uma proporção de 1: 1 para receber TEV sozinho ou alteplase intravenoso seguido do tratamento endovascular (o tratamento padrão).

O desfecho primário foi o resultado funcional na escala de Rankin modificada (variação de 0 [sem deficiência] a 6 [morte]) em 90 dias. Foi avaliada a superioridade do TEV sozinho sobre o tratamento alteplase com TEV, bem como a não inferioridade por uma margem de 0,8 para o limite inferior do intervalo de confiança de 95% para a razão de chances dos dois grupos de ensaio. Morte por qualquer causa e hemorragia intracerebral sintomática foram os principais desfechos de segurança.

E quais foram os achados?

O ensaio incluiu 539 pacientes e a pontuação média na escala de Rankin modificada em 90 dias foi 3 para os pacientes tratados apenas com TEV e 2 no grupo alteplase mais TEV. O odds ratio ajustado foi de 0,84 (IC de 95%), que não mostrou superioridade nem não inferioridade do TEV sozinho em comparação ao grupo que teve Alteplase administrada antes do procedimento endovascular. A mortalidade foi de 20,5% no grupo com TEV sozinha e 15,8% com alteplase mais TEV. A hemorragia intracraniana sintomática ocorreu em 5,9% e 5,3% dos pacientes nos grupos TEV e TEV com alteplase, respectivamente.

Nesse estudo randomizado envolvendo pacientes europeus, a trombólise endovenosa sozinha não foi superior nem inferior ao tratamento com alteplase intravenosa seguida por TEV em relação ao desfecho de incapacidade 90 dias após o AVC segundo a escala de Rankin modificada. A hipótese de que a não administração de alteplase intravenosa antes da TEV reduziria o risco de hemorragia intracerebral e, assim, melhoraria os resultados não pode ser confirmada já que a diferença na incidência de hemorragia intracerebral foi semelhante nos dois grupos.

Leia mais


Quer escrever? Publique seu artigo na Academia Médica. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!


Referências

1. Ischemic Strokes (Clots) [Internet]. www.stroke.org. 2021 [cited 2021 Nov 11]. Available from: https://www.stroke.org/en/about-stroke/types-of-stroke/ischemic-stroke-clots ‌

2. Ischemic Stroke Treatment [Internet]. www.stroke.org. 2018 [cited 2021 Nov 11]. Available from: https://www.stroke.org/en/about-stroke/types-of-stroke/ischemic-stroke-clots/ischemic-stroke-treatment ‌

3. LeCouffe NE, Kappelhof M, Treurniet KM, Rinkel LA, Bruggeman AE, Berkhemer OA, et al. A Randomized Trial of Intravenous Alteplase before Endovascular Treatment for Stroke. New England Journal of Medicine [Internet]. 2021 Nov 11 [cited 2021 Nov 11];385(20):1833–44. Available from: https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMoa2107727?query=featured_home ‌

Conteúdo elaborado por Diego Arthur Castro Cabral


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você