Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

Diferenças cerebrais ligadas ao apetite em pessoas com sobrepeso

Diferenças cerebrais ligadas ao apetite em pessoas com sobrepeso
Academia Médica
ago. 8 - 3 min de leitura
000


Pesquisadores da Universidade de Cambridge identificaram diferenças notáveis na estrutura do hipotálamo - uma região central do cérebro responsável pela regulação do apetite - entre indivíduos com peso saudável e aqueles que estão acima do peso ou vivendo com obesidade.

O hipotálamo, com aproximadamente o tamanho de uma amêndoa, desempenha um papel crucial na determinação da quantidade de alimento que consumimos. A maioria das informações que temos sobre esta região vem de estudos com animais, que sugerem que existem caminhos interativos complexos dentro do hipotálamo que interagem para sinalizar quando estamos com fome ou satisfeitos.

O estudo Hypothalamic volume is associated with body mass index, utilizou um algoritmo de aprendizado de máquina para analisar imagens de ressonância magnética (MRI) do cérebro de 1.351 jovens adultos. Os resultados, publicados na revista Neuroimage: Clinical, revelaram que o volume total do hipotálamo era significativamente maior nos grupos de indivíduos com sobrepeso e obesos. Uma correlação substancial foi identificada entre o volume do hipotálamo e o índice de massa corporal (IMC).

Uma possível explicação para esta variação no volume do hipotálamo está associada à inflamação. Estudos anteriores com animais demonstraram que uma dieta rica em gordura pode levar à inflamação do hipotálamo, que posteriormente pode induzir resistência à insulina e obesidade. Esta inflamação pode aumentar a quantidade de alimento necessária para sentir saciedade, levando ao consumo excessivo. A equipe de Cambridge sugere que a inflamação pode ser a razão pela qual o hipotálamo é maior nesses indivíduos. Uma teoria é que, o corpo reage à inflamação aumentando o tamanho das células imunológicas especializadas do cérebro, conhecidas como glia.

O Professor Paul Fletcher, autor sênior do estudo, ressaltou a necessidade de estudos adicionais para determinar se o aumento do volume do hipotálamo é uma consequência do excesso de peso ou se indivíduos com hipotálamos maiores são, de alguma forma, predispostos a comer mais. A interação potencial entre esses dois fatores, formando um ciclo de retroalimentação, também precisa ser explorada.


Leia também:



Referência: 

Medical Xpress (2023).  Brain's 'appetite control center' found to be different in people who are overweight or living with obesity. https://medicalxpress.com/news/2023-08-brain-appetite-center-people-overweight.html

Conceptualisation, S. S. B., Westwater, M. L., Seidlitz, J., Ziauddeen, H., & Fletcher, P. C. (2023). Hypothalamic volume is associated with body mass index. NeuroImage: Clinical, 103478.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você