Pesquisadores do Instituto Karolinska na Suécia mostraram em estudo publicado no Proceeding of the National Academy of Sciences (PNAS) em 27 de maio de 2022 como a ativação elétrica do nervo vago pode promover a cura na inflamação aguda.
O início e a intensidade da inflamação são regulados por reflexos neurais homeostáticos, como o “reflexo inflamatório”, no qual o nervo vago desempenha um papel fundamental. Estudos anteriores experimentais demonstraram que a estimulação do nervo vago reduz a liberação de citocinas pró-inflamatórias na inflamação aguda.
O estudo sueco submeteu roedores ao procedimento cirúrgico de estimulação do nervo vago e posterior indução de peritonite usando o Zymosan - um antígeno de fungo.
Neste estudo, os cientistas descobriram que a estimulação do nervo vago acelerou a resolução da inflamação. Os cientistas chegaram nessa conclusão devido à promoção de esferocitose e do controle colinérgico da biossíntese de mediadores pró-resolução especializados.
Artigos relacionados
Existe relação entre marcadores inflamatórios e risco de suicídio na depressão?
Novas terapias anti-inflamatórias poderão ter proteínas da saliva de carrapato
Referência
April S. Caravaca et al, A estimulação do nervo vago promove a resolução da inflamação por um mecanismo que envolve Alox15 e requer a subunidade α7nAChR, Proceedings of the National Academy of Sciences (2022). DOI: 10.1073/pnas.2023285119