Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Estimulação elétrica do nervo vago acelera tempo de resolução de inflamação

Estimulação elétrica do nervo vago acelera tempo de resolução de inflamação
Academia Médica
jun. 3 - 1 min de leitura
000

Pesquisadores do Instituto Karolinska na Suécia mostraram em estudo publicado no  Proceeding of the National Academy of Sciences (PNAS) em 27 de maio de 2022 como a ativação elétrica do nervo vago pode promover a cura na inflamação aguda.

O início e a intensidade da inflamação são regulados por reflexos neurais homeostáticos, como o “reflexo inflamatório”, no qual o nervo vago desempenha um papel fundamental. Estudos anteriores experimentais demonstraram que a estimulação do nervo vago reduz a liberação de citocinas pró-inflamatórias na inflamação aguda.

O estudo sueco submeteu roedores ao procedimento cirúrgico de estimulação do nervo vago e posterior indução de peritonite usando o  Zymosan - um antígeno de fungo. 

Neste estudo, os cientistas descobriram que a estimulação do nervo vago acelerou a resolução da inflamação. Os cientistas chegaram nessa conclusão devido à promoção de esferocitose e do controle colinérgico da biossíntese de mediadores pró-resolução especializados. 

Artigos relacionados 

Pesquisadores avaliam efeitos da cannabis e inflamação sistêmica durante os estágios iniciais de psicose

Existe relação entre marcadores inflamatórios e risco de suicídio na depressão?

Novas terapias anti-inflamatórias poderão ter proteínas da saliva de carrapato

Referência 

April S. Caravaca et al, A estimulação do nervo vago promove a resolução da inflamação por um mecanismo que envolve Alox15 e requer a subunidade α7nAChR, Proceedings of the National Academy of Sciences (2022). DOI: 10.1073/pnas.2023285119



 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você