Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

Estudo revela perfis de risco para transtornos alimentares e de imagem corporal

Estudo revela perfis de risco para transtornos alimentares e de imagem corporal
Academia Médica
mai. 10 - 2 min de leitura
000


Estudo publicado na revista Environmental Research and Public Health identificou os perfis mais propensos a desenvolver transtornos mentais associados à imagem corporal e à alimentação. De acordo com a pesquisa, as mulheres, os mais jovens, os consumidores de suplementos fitness ou de substâncias farmacológicas para mudar a forma corporal são as pessoas mais vulneráveis a esses transtornos. Além disso, adeptos de dietas restritivas, sedentários, pessoas com diagnóstico de obesidade ou sobrepeso e que fazem uma avaliação ruim da própria alimentação também estão no grupo de risco.

Os resultados desse estudo são importantes para alertar sobre a importância dos transtornos relacionados à imagem corporal e alimentação, como o transtorno dismórfico corporal, a anorexia nervosa e a bulimia nervosa. O estudo alerta que existem características individuais que sugerem maior vulnerabilidade à imagem corporal negativa e alimentação transtornada, levando a comportamentos insalubres.

Diante disso, é importante usar essas características para promover ações assertivas de prevenção de doenças e promoção da saúde na população. As ações podem ser impulsionadas tanto pelo setor público com campanhas direcionadas aos grupos mais vulneráveis, quanto por profissionais da saúde que realizam atendimento nutricional ou psicológico visando auxiliar no manejo de comportamento humano saudável.

É necessário alertar sobre a importância dos transtornos relacionados à imagem corporal e alimentação para evitar comportamentos insalubres. Ações assertivas devem ser impulsionadas para promover a prevenção de doenças e promoção da saúde na população. O estudo é uma importante contribuição para subsidiar estratégias preventivas e de promoção da saúde.




Leia também:



Fonte:
Silva, W.R., Teixeira, A.A.S., Bazzanella, L.L., DeSousa, D.A., & Sá, A.V. (2023). Estudo identifica perfis propensos a transtornos associados à imagem. Agência Brasil. https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2023-05/estudo-identifica-perfis-propensos-transtornos-associados-imagem




Denunciar publicação
    000

    Indicados para você