Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

EXPANDINDO AS FRONTEIRAS DA GESTÃO EM SAÚDE E ANESTESIOLOGIA É O TEMA DO 9 ANESTEDU

EXPANDINDO AS FRONTEIRAS DA GESTÃO EM SAÚDE E ANESTESIOLOGIA É O TEMA DO 9 ANESTEDU
WMC Anestesia
set. 2 - 5 min de leitura
000

O 9º Anestedu, evento promovido pela WMC Anestesia, ocorre nos dias 13 e 14 de setembro, em São José dos Pinhais - região metropolitana de Curitiba. E traz como tema: “Expandindo as Fronteiras da Gestão em Saúde e Anestesiologia”. Composto por simpósio e workshop em centro cirúrgico, no workshop (Segurança, Inovação e Gestão em Anestesiologia para Centro Cirúrgico) que irá acontecer no dia 13, no Hospital Novaclínica, das 7h às 12h,  irá apresentar  algumas técnicas de opioid free.

Opioid free

Essa semana, em uma decisão histórica, um juiz de Oklahoma (EUA) condenou a Johnson & Johnson a pagar 572 milhões de dólares (2,37 bilhões de reais) por sua responsabilidade na crise dos opioides, devido à sua comercialização agressiva de analgésicos responsável por milhares de mortes no Estado na última década.

Nas últimas duas décadas, mais de 400.000 pessoas morreram nos Estados Unidos por overdose de analgésicos, heroína e fentanil ilegal, segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA. Em Oklahoma, 4.653 pessoas morreram por overdose de analgésicos entre 2007 e 2017. Nos documentos judiciais deste caso, o Estado informou que o número de receitas de opioides vendidos em farmácias chegou a 479 por hora em 2017.

A técnica Opioid free é um tipo de anestesia geral, que realiza uma abordagem multimodal que permite a redução, ou até mesmo a retirada, do opioide no intraoperatório. “Os opioides, são drogas ( fármacos), que causam uma série de efeitos colaterais, tais como: depressão respiratória, hiperalgesia, náuseas e vômitos, prurido, retenção urinária, ílio paralítico, entre outros. O objeto é reduzir estes efeitos colaterais pela redução ou retirada dos opioides anestésicos, durante processos cirúrgicos”, alerta o idealizador do evento, o anestesiologista Wanderson Machado de Carvalho, diretor e fundador da WMC Anestesia.

Quais as indicações de uso opoid free?

A redução do opioide é indicada para pacientes que precisam de uma recuperação rápida no pós-operatório.” Uma indicação particularmente importante são os pacientes obesos com síndrome de apneia do sono. A técnica é ainda indicada para as cirurgias bariátricas e cirurgias de grande porte onde desejamos recuperação precoce", explica Carvalho.

Qual o objetivo do evento?

Dados de 2016, revelaram que 829 pessoas morreram por dia em hospitais do Brasil em eventos que poderiam ter sido evitados, segundo o Anuário da Segurança Assistencial Hospitalar no Brasil. Entre as causas dessas mortes estão erros médicos , infecção hospitalar , falhas na aplicação de medicamentos , uso incorreto de equipamentos , entre outras causas consideráveis evitáveis. O estudo foi feito pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com o Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS).

O Anestedu foi criado para debater e trazer soluções que permeiam esses acontecimentos, e é voltado para cirurgiões, anestesistas, gestores hospitalares e outros profissionais de saúde, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas. “Ao reunir profissionais e experiências capazes de trazer novas perspectivas sobre a gestão da saúde e o papel da anestesiologia, acreditamos que estamos contribuindo para soluções inovadoras dentro do ecossistema da saúde. E é preciso a convergência de pessoas, ideias e disciplinas, que vão além do nosso horizonte do dia a dia”, finaliza Carvalho.

 

 

Inscrições

As inscrições já estão abertas e há descontos especiais durante o mês de agosto e estudantes da área da saúde, e participantes da ACADEMIA MÉDICA, e inscritos no COREN-PR, pagam metade do preço. Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail: contato@wmc.med.br ou por pelos telefones: (41) 3556-0936 ou (41) 99152-3713.

Demais participantes devem acessar o site: http://www.anestedu.com.br/index.php/inscreva-se/

SERVIÇO:

WORKSHOP

Data: 13 de setembro

Horário: 7h às 12h

Local: Centro Cirúrgico Hospital Nova Clínica

Endereço: R. João Ângelo Cordeiro, 480 – Centro - São José dos Pinhais

 

SIMPÓSIO

Data: 13 (a partir das 14h) e 14 de setembro (a partir das 9h)

Local: Astron Suítes São José dos Pinhais

Endereço: Av. Rui Barbosa, 9.500 – Centro - São José dos Pinhais

 

SOBRE

O Anestedu: Como a plataforma de educação continuada da WMC Anestesia, o Anestedu tem como pilares atualização, inovação e gestão. Os encontros são formatados conforme as exigências do Ministério da Educação (MEC), da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) e da Sociedade Paranaense de Anestesiologia (SPA) – conteúdos, carga horária, professores com formação adequada -, também para que possam ser validados por essas instituições.

A WMC Anestesia: A WMC Anestesia é uma empresa singular no mercado de prestação de serviços de saúde, há cinco anos com foco em gestão da Anestesiologia. Provê serviços de consultoria e terceirização de anestesia para hospitais, clínicas, operadoras de saúde e grupos médicos anestesistas, tendo como pilares segurança, inovação e resultados sustentáveis para pacientes, médicos e instituições de saúde.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você