Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Gabinete de Curiosidades Médicas: Galileu e as conquistas de um quase médico

Gabinete de Curiosidades Médicas: Galileu e as conquistas de um quase médico
Jocê Rodrigues
set. 24 - 3 min de leitura
000

Bem-vindos à série "Gabinete de Curiosidades Médicas"! Aqui você vai encontrar fatos curiosos, sombrios ou interessantes sobre a história da medicina e das artes. Prepare-se para um encontro inesperado com médicos, escultores, pintores, filósofos que se unem para contar um pouco das inusitadas intersecções, costuras e remendos entre ciência, medicina e literatura no Século XIX.

Vamos lá?

Embora pareçam distantes uma da outra hoje em dia, a união entre ciência e arte foi responsável por iniciar grandes conquistas para a humanidade.

O astrônomo e matemático italiano Galileu Galilei não foi o primeiro a apontar um telescópio para a lua, mas foi o primeiro a perceber que ela não era uma pérola lisa, como no modelo aristotélico, que era o standard da sua época.

Isso se deu graças ao treinamento que ele tinha também como artista. Quando ainda era jovem, Galileu foi aluno da academia de desenho de Florença, onde aprendeu a dominar a técnica do chiaroscuro, que usa o jogo de luz e sombras para criar um senso de profundidade.

Foi graças a essa experiência e a um olhar artisticamente treinado, que Galileu pode entender e interpretar corretamente a superfície da lua, com suas crateras, montanhas e vales. 

E não só isso, ele também fez ótimos desenhos de algumas dessas montanhas e até mediu o tamanho delas, usando a técnica que havia aprendido muitos anos antes.

Tudo isso nos leva a crer que, se não fosse a arte na vida de Galileu, a ciência e a astronomia moderna poderiam ter seguido por caminhos bem diferentes.

 O que isso tem a ver com medicina? O fato de Galileu, por pressão da família, quase ter seguido a carreira médica. Não sabemos o que ele poderia ter feito como médico, mas levando em consideração o tanto que fez pela ciência como um todo, é possível dizer que realmente existem "males" que vêm para o bem.


Se você gostou desse texto, vai amar o nosso curso de Medicina e as Artes! 

Um curso para pessoas de todas as áreas profissionais aprenderem sobre a medicina e as artes sob uma perspectiva interdisciplinar. Clique aqui e se inscreva agora mesmo!!!


Leia os outros episódios do Gabinete

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você