Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Grande número de usuários abandona profilaxia pré-exposição ao vírus HIV

Grande número de usuários abandona profilaxia pré-exposição ao vírus HIV
Academia Médica
jul. 12 - 2 min de leitura
000

Trinta e nove por cento de um total de 64 mil pessoas que iniciaram o uso da profilaxia pré-exposição (Prep) ao vírus HIV entre 2018 e os primeiros meses de 2022 abandonaram o método. O dado é do Painel Prep, ligado ao Ministério da Saúde.

A Prep – disponibilizada gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e recomendada para qualquer adulto com vida sexual ativa - consiste na utilização da combinação de dois anti-retrovirais eficazes contra o vírus da AIDS: o tenofovir e a entricitabina. Juntos, eles são capazes de evitar infecção em até 95%.

A causa da descontinuação do uso, segundo o coordenador do Comitê de Aids da Sociedade Brasileira de Infectologia, infectologista José Valdez Ramalho Madruga, pode estar ligada a fatores sociais e comportamentais adotados durante a pandemia, como por exemplo o início de um relacionamento estável.

Além disso, a eficácia de tratamentos atualmente disponíveis fizeram com que muita gente perdesse o medo do HIV e deixasse de se preocupar com métodos profiláticos. Os tratamento atuais garantem sobrevida e bastante qualidade de vida aos pacientes. Porém, ainda não exista uma cura definitiva para a AIDS.

Embora esteja disponível a toda população, o uso do Prep é prioritário a profissionais do sexo, mulheres trans e homens homossexuais.

Com informações de Ministério da Saúde e Agência Brasil.

Leia também:

Cabotegravir (PrEP) injetável será implementado no Brasil sob liderança da Fiocruz

Variante genética que aumenta o risco de COVID-19 grave, diminui a chance de contrair HIV

HIV: Mulheres africanas querem poder de escolha e acesso à saúde

Uma nova variante altamente virulenta do HIV-1 é descoberta na Europa


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você