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HEAR: Você realmente escuta quando quer ser ouvido?

HEAR: Você realmente escuta quando quer ser ouvido?
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set. 26 - 4 min de leitura
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"Você já parou para pensar se, em meio a uma discussão acalorada, sua voz se perde porque você não deu espaço para a voz do outro? Refletir sobre a forma como nos comunicamos e, mais importante, como escutamos, pode ser a chave para transformar nossos diálogos e, por consequência, nossas relações."

A eficácia da comunicação não se limita apenas ao que é dito, mas também a como é dito e, crucialmente, a como é recebido. Conforme abordado na publicação anterior da Academia Médica, Como a comunicação transforma nossas relações?   onde foi introduzida a técnica HEAR, junto de empatia e escuta ativa como instrumentos essenciais nas interações humanas. Seja no campo médico, empresarial, acadêmico ou nas relações do dia a dia, essa técnica, enfatizada numa publicação da Society for Personality and Social Psychology (SPSP), tem o potencial de amplificar e refinar nossa capacidade comunicativa.

👉👈 Como funciona a dinâmica da receptividade?

Ao enfrentarmos desentendimentos, as boas intenções podem ser rapidamente ofuscadas por emoções e mal-entendidos. Isso pode acontecer numa discussão clínica sobre um tratamento, num debate sobre estratégias organizacionais ou até numa conversa casual com um amigo. Aqui, a técnica HEAR propõe uma metodologia para garantir que as conversas sejam mais produtivas e construtivas.

Entendendo o HEAR

A sigla HEAR descreve:

  • Hedge your claims (Atenuar suas afirmações):  Em vez de ser categoricamente assertivo, é benéfico apresentar ideias de uma maneira mais ponderada, permitindo espaço para discussão e compreensão mútua . Abordagens como:

    "Acho possível que...", 

    "Tal abordagem pode funcionar porque..."ou

    "algumas pessoas tendem a pensar que..."

  • Emphasize agreement (Enfatizar concordância): Mesmo diante de divergências, é vital destacar os pontos em que concordamos para construir um diálogo produtivo e colaborativo. Mostrando pontos de conexão pode ser válido. Como:

    "Ambos estamos buscando a melhor solução" ou

    "Concordo com a sua visão sobre..."

  • Acknowledge other perspectives (Reconhecer outras perspectivas):

    Cada um tem sua visão e experiência; é crucial valorizarmos e entendermos esses diferentes pontos de vista. Validar o outro pode ser construtivo para a comunicação. Frases como:

    "Entendo seu ponto..."

      "Sua experiência é válida e importante" ou 

       "Se compreendi bem, você está afirmando..."

  • Reframe to the positive (Reformular de forma positiva):  Em vez de focar no que não funciona, vamos buscar a solução e olhar para o lado positivo da situação.  Como: 

    "Seria benéfico se...",

  • "Valorizo a maneira como você..."ou

  • Seria muito bom se..."

🤔

"Agora, pense na técnica HEAR em ação: Imagine um médico alinhando estratégias de tratamento com sua equipe, buscando o melhor caminho para um paciente complexo, um gerente tentando alinhar objetivos com sua equipe ou até mesmo um professor abordando as preocupações dos pais. Em todos esses cenários, aplicar a HEAR não só facilita o entendimento mútuo, mas também fortalece a confiança e a colaboração entre as partes." 

A técnica HEAR não é apenas um conjunto de ferramentas, mas sugestão de mudança de mindset em direção a uma comunicação mais aberta, inclusiva e construtiva. Em um mundo repleto de ruído e mal-entendidos, adotar simples práticas nos permite criar pontes ao invés de barreiras, promovendo diálogos enriquecedores e relações mais harmoniosas.

Seja no contexto profissional, acadêmico ou nas simples interações do cotidiano, lembrar-se de atenuar, enfatizar, reconhecer e reformular positivamente pode ser o diferencial que todos nós precisamos para comunicar de forma eficaz e empática. Mais do que ser ouvidos, todos nós buscamos ser compreendidos. 

❓ E você, está pronto para melhorar sua comunicação e construir relações mais fortes com a técnica HEAR?"

Referências: 

Minson, J. (2022, March 18). Be Heard, Listen. Society for Personality and Social Psychology. https://spsp.org/news-center/character-context-blog/be-heard-listen


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