Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Homem de 66 anos entra em remissão do HIV após transplante de medula óssea. Caso é o 4º. no mundo

Homem de 66 anos entra em remissão do HIV após transplante de medula óssea. Caso é o 4º. no mundo
Academia Médica
jul. 28 - 2 min de leitura
000

A cura da AIDS pode estar mais próxima do que se imagina. Médicos do City of Hope Medical Center, localizado em Duarte, na Califórnia, acabam de anunciar que um homem de 66 anos de idade está livre do vírus da imunodeficiência humana (HIV) após ter recebido um transplante de medula óssea para tratamento de uma leucemia. Este foi o quarto caso de cura da AIDS no mundo.

Após o transplante, o paciente parou totalmente de tomar medicamentos antirretrovirais. Segundo o que foi divulgado, foi constatado que a pessoa que fez a doação da medula era naturalmente resistente ao vírus, isto é, tinha mutações na chamada proteína CCR5 que impediam a entrada do HIV no organismo.

O homem que foi curado convivia com o problema desde a década de 1980. Ele teve leucemia diagnostica há três anos e passou por transplante há dezessete meses, se tornando a pessoa mais velha do mundo em remissão da AIDS. O primeiro caso de cura do HIV aconteceu em 2011, em Berlim, com paciente em situação semelhante ao do paciente norte-americano. Nos últimos três anos, outros três casos parecidos foram registrados.

“Como esse paciente era o mais velho a receber um transplante de células-tronco [dos quatro pacientes que alcançaram a remissão], viveu mais tempo com HIV antes de seu transplante e recebeu a terapia menos imunossupressora", declarou a professora da divisão de doenças infecciosas do City of Hope, Jana K. Dickter. "Agora temos evidências de que, se o doador de células-tronco certo for encontrado para pacientes que vivem com HIV que desenvolvem câncer no sangue, podemos usar opções de regime de quimioterapia mais recentes e menos intensivas para tentar alcançar uma remissão dupla. Isso pode abrir novas oportunidades para pacientes mais velhos que vivem com HIV e câncer no sangue.”

Atualmente, cerca de 38 milhões de pessoas têm o vírus HIV diagnosticado no mundo.

Leia também:

Grande número de usuários abandona profilaxia pré-exposição ao vírus HIV

Cabotegravir (PrEP) injetável será implementado no Brasil sob liderança da Fiocruz

Variante genética que aumenta o risco de COVID-19 grave, diminui a chance de contrair HIV

HIV: Mulheres africanas querem poder de escolha e acesso à saúde

Uma nova variante altamente virulenta do HIV-1 é descoberta na Europa

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você