Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

Infecções bacterianas apontadas como segunda causa de mortes no mundo em 2019

Infecções bacterianas apontadas como segunda causa de mortes no mundo em 2019
Academia Médica
nov. 22 - 2 min de leitura
000

Infecções bacterianas são apontadas como a segunda principal causa de mortes no mundo, perdendo apenas para doenças cardiovasculares. No ano de 2019, um ano antes do início da pandemia de Covid-19, elas responderam por um em cada oito óbitos ocorridos em nível global.

O dado faz parte de um estudo recém-publicado na revista Lancet, que analisou mortes por 33 patógenos bacterianos comuns e onze tipos de infecção em 204 países. Os primeiros foram associados a 7,7 milhões de mortes, o que corresponde a 13,6% do total global.

Segundo a pesquisa, cinco das 33 bactérias analisadas foram responsáveis ​​por metade das mortes registradas: Staphylococcus aureus, Escherichia coli, Streptococcus pneumoniae, Klebsiella pneumoniae e Pseudomonas aeruginosa.

A Staphylococcus aureus e a Escherichia coli são tidas como as mais letais de todas. A primeira, associada a 1,1 milhão de óbitos, se faz presente de forma bastante comum na pele e nas narinas humanas, sendo responsáveis por uma série de doenças. Já a segunda, ligada a 950 mil mortes,  é relacionada a casos de intoxicação alimentar.

O estudo também aponta diferenças entre regiões de baixa e alta renda. Na África Subsaariana, por exemplo, em 2019, foram 230 mortes por 100 mil habitantes devido a infecções bacterianas. Por sua vez, em área que incluiu países da Europa Ocidental, América do Norte e Australásia, o número caiu para 52 por 100 mil.

Como solução ao problema, os autores sugerem mais financiamento para o desenvolvimento de novas vacinas, alertam sobre o uso injustificado e indiscriminado de antibióticos e sobre medidas simples de prevenção de infecções, como a lavagem de mãos.

Referência:                                                                      

Kevin S Ikuta et al, Global mortality associated with 33 bacterial pathogens in 2019: a systematic analysis for the Global Burden of Disease Study 2019, The Lancet (2022). DOI: 10.1016/S0140-6736(22)02185-7

Leia também:

1,2 milhão de pessoas morreram em 2019 de infecções bacterianas resistentes a antibióticos

O financiamento de novos antibióticos em debate na Suíça

Descoberto novos mecanismos de resistência a drogas usados pelo Mycobacterium tuberculosis

Antibiótico profilático na drenagem de tórax pós-trauma: 4 coisas que todo médico deve saber

Inteligência artificial e seu efeito antibacteriano

A banalização dos antibióticos e a origem das superbactérias



Denunciar publicação
    000

    Indicados para você