Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Mais da metade das mulheres na pós- menopausa possuem queda de cabelo

Mais da metade das mulheres na pós-   menopausa possuem queda de cabelo
Academia Médica
mar. 10 - 2 min de leitura
000

Devido à queda nos níveis de estrogênio durante a transição da menopausa, mulheres têm maior risco de queda de cabelo com a idade do que os homens. Um estudo publicado na revista Menopause procurou identificar o padrão de queda de cabelo feminino, a característica do cabelo e os fatores associados em mulheres saudáveis na pós-menopausa(1). 

O estudo transversal envolveu 178 mulheres atendidas em uma clínica de menopausa encontrou que 52,2% das pacientes apresentaram queda de cabelo. Além disso, a prevalência de queda aumentou com a idade e 60% das participantes relataram baixa autoestima, conforme o aumento da gravidade da queda capilar. Os pesquisadores notaram que um alto Índice de Massa Corporal (IMC) foi associado a um aumento da prevalência e piora da queda de cabelo em mulheres na pós-menopausa(1).

Nas mulheres, o cabelo pode cair em qualquer idade entre a adolescência e o período pós menopausa. Entretanto, acredita-se que o declínio do estrogênio durante a transição da menopausa acelera a queda de cabelo, uma vez que há receptores de estrogênio nos folículos capilares.

As alterações hormonais relacionadas à menopausa demonstraram influenciar o cabelo do couro cabeludo, reduzir o diâmetro do cabelo e limitar o crescimento do cabelo(1). A queda de cabelo feminina é caracterizada pelo afinamento gradual, seguido pelo aumento da queda difusa do cabelo que irradia do topo da cabeça.

 

Artigos relacionados 

Doutor, estou na menopausa e não paro mais de sangrar, estou com câncer?

Prevenção, triagem e diagnóstico da osteoporose

Passagem do Tempo

Referência

  1. Medical Xpress. More than half of postmenopausal women experience female pattern hair loss. Fev 2022. Disponível em: https://medicalxpress.com/news/2022-02-postmenopausal-women-female-pattern-hair.html 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você