Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Ministério da Saúde oficializa inclusão de crianças de 5 a 11 anos na vacinação contra COVID-19

Ministério da Saúde oficializa inclusão de crianças de 5 a 11 anos na vacinação contra COVID-19
Academia Médica
jan. 6 - 2 min de leitura
000

 

Em 05 de janeiro de 2022, quase três semanas após a aprovação da Anvisa da vacina da farmacêutica Pfizer/BioNTech para crianças de 5 a 11 anos, o Ministério da Saúde anunciou a inclusão dessa faixa etária no Plano Nacional de Operacionalização de vacinação contra a COVID-19.

As primeiras doses de vacinas contra a doença destinadas a crianças de 5 a 11 anos deverão chegar ao Brasil no dia 13 de janeiro. Está prevista uma remessa de 1,2 milhão de doses do imunizante da Pfizer. Ainda no primeiro trimestre deste ano o país receberá 20 milhões de doses pediátricas destinadas a este público-alvo. O ministro Marcelo Queiroga informou, ainda, que o custo total da vacinação da população de 5 a 11 anos deve ser em torno de R$ 2,6 bilhões.

O esquema vacinal contará com duas doses, com intervalo de oito semanas entre as aplicações, tempo superior ao previsto na bula da vacina da Pfizer. 

Apesar de não exigir a receita médica, a pasta orienta que os pais "procurem a recomendação prévia de um médico antes da imunização", e a criança deverá estar acompanhada dos pais ou responsáveis ou com uma autorização por escrito para ser vacinada.

O Ministério também recomendará uma ordem de prioridade, privilegiando pessoas com comorbidades e com deficiências permanentes; indígenas e quilombolas; crianças que vivem com pessoas com riscos de evoluir para quadros graves da COVID-19; e em seguida crianças sem comorbidades.

Em nota, a Pfizer confirmou a assinatura do contrato de aquisição das 20 milhões de doses e o início da entrega na “semana do dia 10 de janeiro”. 

 

Confira abaixo o anúncio oficial do Ministério da Saúde, de 05/01/2022:

 

Referências:

Saúde inclui crianças de 5 a 11 anos na vacinação contra covid-19. Disponível em https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2022-01/saude-anuncia-inclusao-de-criancas-na-vacinacao-contra-covid-19

Artigos relacionados:

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você