[ editar artigo]

Novo método permite transplante sem imunossupressão de longo prazo

Novo método permite transplante sem imunossupressão de longo prazo

Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, na Califórnia, publicaram ontem (16/06/2022) no New England Journal of Medicine, uma maneira de transplantar rins sem a necessidade de imunossupressão de longo prazo.

O novo método foi testado em três crianças com displasia imuno-óssea de Schimke que apresentavam imunodeficiência de células T e insuficiência renal. Cada paciente recebeu transplantes sequenciais de células-tronco hematopoiéticas haploidênticas depletadas de células T αβ e células B CD19 e um rim do mesmo doador.

Assim, quando o paciente recebe um rim do mesmo doador das células tronco, seu corpo não reconhece o novo rim como um corpo estranho e acredita que o órgão doado pertence a ele, impedindo a rejeição.

Como resultado, após 30 dias do transplante, os receptores tiveram descontinuação completa de toda a imunossupressão, sem desenvolverem uma resposta grave de rejeição - a doença do enxerto contra o hospedeiro.

Os 3 pacientes continuaram a ter função renal normal sem imunossupressão em 22 a 34 meses após o transplante renal. Além disso, segundo os pesquisadores, o tratamento também parece corrigir defeitos no sistema imunológico da criança e proporcionaram mais energia e menos fadiga para as crianças.

Artigos relacionados 

O que saber sobre transplante renal em crianças

Pesquisadores elaboram órgão universal que permite transplante com tipos sanguíneos incompatíveis

Cirurgiões norte-americanos têm sucesso em transplante de rim de porco para paciente humano

Referência

BERTAINA, Alice; GRIMM, Paul C.; WEINBERG, Kenneth; PARKMAN, Robertson; KRISTOVICH, Karen M.; BARBARITO, Giulia; LIPPNER, Elizabeth; DHAMDHERE, Girija; RAMACHANDRAN, Vasavi; SPATZ, Jordan M.. Sequential Stem Cell–Kidney Transplantation in Schimke Immuno-osseous Dysplasia. New England Journal Of Medicine, [S.L.], v. 386, n. 24, p. 2295-2302, 16 jun. 2022. Massachusetts Medical Society. http://dx.doi.org/10.1056/nejmoa2117028

Academia Médica
O que a faculdade esquece de falar!
O que a faculdade esquece de falar! Seguir

Página da redação da Academia Médica para divulgar atualizações pertinentes aos médicos, acadêmicos de medicina e profissionais de saúde.

Ler conteúdo completo
Indicados para você