Na mulher, o estrogênio é conhecido como cardioprotetor. Entretanto, no início da menopausa e os níveis do hormônio diminuem, fazendo com que aumente o risco para doenças cardiovasculares, obesidade e diabetes. Estudo publicado na Nature Cardiovascular Research diz que o aumento é causado pela desregulação do receptor alpha de estrogênio nos cardiomiócitos.
O trabalho foi feito com ratos, sendo descoberto que a diminuição do receptor é responsável pelo desenvolvimento de disfunção cardíaca, leve intolerância à glicose e à insulina e redução da expressão do gene do receptor no músculo esquelético e no tecido adiposo branco nos camundongos fêmeas.
Os genes que são importantes para a contratilidade do coração e a função metabólica do coração também foram menores no coração feminino quando o receptor de estrogênio foi diminuído. Além disso, vesículas extracelulares foram liberadas nos corações femininos quando o receptor estava reduzido e possuem a capacidade de reprogramar células musculares esqueléticas em cultura celular.
Segundo os pesquisadores, a redução do receptor nas células do músculo cardíaco (cardiomiócitos) de camundongos fêmeas leva à desregulação transcricional, lipidômica e metabólica no coração, juntamente com a desregulação metabólica no músculo esquelético e no tecido adiposo.
A descoberta é considerada importante para a prevenção e tratamento de doenças cardíacas e metabólicas em mulheres na pós-menopausa , mas também para entender a cardiotoxicidade em mulheres na pré-menopausa que recebem terapias que podem inibir ou reduzir o ERα no coração, como algumas quimioterapias, que devido a esse mecanismo resultam em aumento de peso e obesidade.
Referência:
David Greening, Estrogen receptor alpha deficiency in cardiomyocytes reprograms the heart-derived extracellular vesicle proteome and induces obesity in female mice, Nature Cardiovascular Research (2023). DOI: 10.1038/s44161-023-00223-z. www.nature.com/articles/s44161-023-00223-z
Leia também:
- O papel do estrogênio na cicatrização óssea de mulheres na menopausa
- Menopausa precoce associada a aumento no risco de problemas cardíacos
- Estudo sugere que terapia hormonal na menopausa pode aumentar risco de AVC durante primeiro ano de tratamento
- Relato de experiência: do alto da minha menopausa
- Doutor, estou na menopausa e não paro mais de sangrar, estou com câncer?