Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

Solução em gel combina quimioterapia e imunoterapia intracraniana e traz esperança no tratamento de glioblastoma

Solução em gel combina quimioterapia e imunoterapia intracraniana e traz esperança no tratamento de glioblastoma
Academia Médica
abr. 25 - 2 min de leitura
010

Solução em gel, composta por filamentos de tamanho nano feitos com o medicamento paclitaxel, traz nova esperança para pacientes diagnosticados com glioblastoma, que está entre os tumores cerebrais mais comuns em seres humanos. Em experimento realizado por integrantes da Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos, o produto curou totalmente camundongos acometidos por câncer cerebral agressivo.

Segundo artigo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, após a remoção cirúrgica de tumores cerebrais dos animais, os pesquisadores combinaram uma droga anticancerígena e um anticorpo em uma solução que se transforma em gel com o intuito de preencher pequenos sulcos resultantes do procedimento operatório.

O gel foi capaz de atingir áreas que a cirurgia não pôde alcançar e também desencadear, sem auxílio de medicação adicional, uma resposta imune que os corpos dos camundongos lutam para ativar sozinhos no combate ao tumor cerebral.

De acordo com a pesquisa, o uso da solução em gel combina quimioterapia e imunoterapia intracraniana. Os filamentos presentes na solução fornecem um veículo para entregar um anticorpo chamado aCD47. Ao cobrir a cavidade do tumor, o produto libera a medicação de forma constante ao longo de várias semanas.

Nos camundongos submetidos ao método, a taxa de sobrevivência foi de 100%. O próximo desafio é realizar ensaios clínicos para saber se a técnica também funciona de forma eficaz em seres humanos diagnosticados com glioblastoma.

Referência:

Wang, Feihu et al, Self-assembling paclitaxel-mediated stimulation of tumor-associated macrophages for postoperative treatment of glioblastoma, Proceedings of the National Academy of Sciences (2023). DOI: 10.1073/pnas.2204621120

Leia também:



Denunciar publicação
    010

    Indicados para você