Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Surto de ebola em Uganda completa um mês. País tem 109 casos positivos e 30 mortes

Surto de ebola em Uganda completa um mês. País tem 109 casos positivos e 30 mortes
Academia Médica
out. 27 - 2 min de leitura
000

O surto de ebola em Uganda está completando um mês. Do início do problema até agora, foram registrados no país da África Oriental 109 pacientes com a doença, sendo que 30 foram a óbito.

Na última quarta-feira (26), sites de notícias internacionais informaram que seis crianças em idade escolar haviam testado positivo para o ebola na capital do país, Kampala. Integrantes de uma mesma família, elas frequentam três escolas diferentes da cidade e teriam sido contaminadas por um viajante em busca de tratamento.

Apesar da gravidade do problema, autoridades de saúde pública de Uganda declararam, ao longo da semana, que o surto está sob controle, com a maioria dos contatos das pessoas contaminadas sendo rastreadas. No total, seriam 2.694 contatos documentados, incluindo os das crianças infectadas. Nas escolas que elas frequentam, pelo menos 170 pessoas estariam sob monitoramento e acompanhamento.

O rastreamento de contatos é fundamental para conter a propagação do ebola. O epicentro do problema em Uganda é uma comunidade rural na região central do país, a cerca de 150 quilômetros de Kampala. É dominante a chamada cepa do Sudão, para a qual ainda não há vacina aprovada, embora existam dois imunizantes que em breve devem começar a ser testados em ensaios clínicos.

Com informações de Associated Press e Medical Xpress.

Leia também:

Uganda registra primeira morte por Ebola desde 2019. Vítima contraiu cepa rara do vírus

OMS declara novo surto de Ebola na República Democrática do Congo

As epidemias que não aconteceram: Ebola

Paródia do Ebola que realmente ensina alguma coisa

Estudos científicos sobre o Ebola





Denunciar publicação
    000

    Indicados para você