[ editar artigo]

OMS declara novo surto de Ebola na República Democrática do Congo

OMS declara novo surto de Ebola na República Democrática do Congo

 

As autoridades de saúde da República Democrática do Congo declararam um novo surto de Ebola. A decisão veio após a confirmação de um caso envolvendo um homem de 31 anos, que começou a apresentar sintomas em 5 de abril e foi  uma unidade de saúde local após  ficar doente em casa por mais de uma semana. Ele foi internado em um centro de tratamento de Ebola no dia 21 para cuidados intensivos, mas morreu horas depois. Sua cunhada, uma mulher de 25 anos, foi a segunda vítima, falecendo em 25 de abril.

Segundo a OMS, os  profissionais de saúde reconheceram os sintomas e enviaram amostras para testes. A origem da contaminação permanece indeterminada.

Mais de 70 contatos do primeiro paciente estão sendo rastreados, a unidade de saúde onde eles foram atendidos já foi descontaminada e as vacinações estão sendo aumentadas na cidade de Mbandaka, onde ele estava localizado. O país já possui estoques da vacina contra o Ebola e usará a estratégia de “vacinação em anel”, na qual contatos diretos e outras pessoas que tiveram contato com estes são vacinados para conter a propagação do vírus, de acordo com a OMS.

Este é o terceiro surto na província de Equateur do noroeste do país nos últimos anos, com 54 casos relatados em 2018 e 130 casos relatados em 2020. Também marca o 14º surto de Ebola no país desde 1976, ano em que o vírus foi descrito.

Em surtos anteriores de Ebola, as taxas de mortalidade variaram de 25% a 90%, mas tratamentos eficazes já estão disponíveis, disse a OMS. Os pacientes que recebem cuidados precocemente têm uma chance muito maior de sobrevivência.

O vírus do Ebola é transmitido por meio do contato com fluidos corporais de uma pessoa infectada ou materiais contaminados. Os primeiros sintomas incluem dores musculares e febre, que se assemelham a outras infecções, como a malária.


Artigos relacionados

Referências

  1. WHO. New Ebola outbreak declared in the Democratic Republic of Congo. Disponível em https://news.un.org/en/story/2022/04/1116762#:~:text=New%20Ebola%20outbreak%20declared%20in%20the%20Democratic%20Republic%20of%20Congo,-World%20Bank%2FVincent&text=The%20health%20authorities%20of%20the,(WHO)%20reported%20on%20Saturday. Acesso em 27 de abril de 2022.
  2. WHO.  Africa. Democratic Republic of Congo declares new Ebola outbreak in Mbandaka. Disponível em https://www.afro.who.int/countries/democratic-republic-of-congo/news/democratic-republic-congo-declares-new-ebola-outbreak-mbandaka. Acesso em 27 de abril de 2022.

 

Saúde News

Academia Médica
O que a faculdade esquece de falar!
O que a faculdade esquece de falar! Seguir

Página da redação da Academia Médica para divulgar atualizações pertinentes aos médicos, acadêmicos de medicina e profissionais de saúde.

Ler conteúdo completo
Indicados para você