Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Ter um estilo de vida saudável diminui o risco de desenvolver demência

Ter um estilo de vida saudável diminui o risco de desenvolver demência
Academia Médica
jun. 10 - 2 min de leitura
000

Autores da pesquisa publicada na revista Neurology, do The Medical Journal of the American Academy of Neurology revelaram que os participantes que tinham maiores pontuações no Life's Simple 7 da American Heart Association tinham um risco menor de demência.

Os fatores do Life’s simple incluem: não ser sedentário, ter uma alimentação saudável, perder peso, não fumar, manter uma pressão arterial saudável, controlar o colesterol e reduzir o açúcar no sangue.

Para chegar nesse resultado, os pesquisadores analisaram e acompanharam por 30 anos 8.823 pessoas com ascendência europeia e 2.738 pessoas com ascendência africana, os participantes tinham em média 54 anos de idade média no início do estudo. Os fatores foram avaliados pelos participantes de acordo com uma pontuação que variava de 0 a 14, sendo 0 a pontuação mais baixa e 14 a mais saudável. A pontuação média entre os indivíduos de ascendência europeia foi de 8,3 e a pontuação média entre os de ascendência africana foi de 6,6.

Para calcular as pontuações de risco genético de demência no início do estudo, os cientistas usaram estatísticas do genoma da doença de Alzheimer.

Ao final dos 30 anos,  1.603 pessoas com ascendência europeia desenvolveram demência e 631 pessoas com ascendência africana desenvolveram demência. Para os participantes de ascendência europeia, os pesquisadores descobriram que pontuações mais altas nos fatores de estilo de vida tinham um risco menor de demência e, para cada aumento de um ponto na pontuação do fator de estilo de vida, houve um risco 9% menor de desenvolver demência.

Os participantes que tiveram pontuações intermediárias e altas tiveram um risco 30% e 43% menor de demência, respectivamente. Entre aqueles com ascendência africana, as categorias intermediária e alta foram associadas a 6% e 17% menor risco de demência, respectivamente.

Artigos relacionados 

Quatro estratégias para um estilo de vida saudável ​​em sua prática clínica

Quantos anos você pode ganhar adotando um estilo de vida saudável?

Medicina do Estilo de Vida: O Poder do Hábito

Referência 

NEUROLOGY, American Academy Of. Seven healthy habits linked to lower risk of dementia in those with genetic risk. Disponível em: https://medicalxpress.com/news/2022-05-healthy-habits-linked-dementia-genetic.html. Acesso em: 09 jun. 2022.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você