Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

Testosterona no tratamento da anemia em pacientes com hipogonadismo

Testosterona no tratamento da anemia em pacientes com hipogonadismo
Academia Médica
out. 29 - 4 min de leitura
000

Fonte: JAMA Network Open

A prevalência de anemia em homens de meia-idade e idosos é uma preocupação crescente, associada a uma qualidade de vida prejudicada, fadiga, limitações de mobilidade, quedas e um aumento do risco de mortalidade. Atualmente, não existe uma terapia aprovada para a anemia inexplicada que ocorre durante o envelhecimento. Um fator muitas vezes negligenciado que pode contribuir para a anemia em homens mais velhos é a deficiência de testosterona.

Estudos anteriores sugerem que a terapia de reposição de testosterona (TRT) pode aumentar os níveis de hemoglobina em homens mais velhos com hipogonadismo, potencialmente corrigindo a anemia. No entanto, até o momento, não houve um ensaio clínico randomizado de grande escala que avaliasse a eficácia da TRT na correção da anemia em homens com hipogonadismo, com a anemia como resultado primário.

No entanto, um estudo projetado para avaliar os efeitos da TRT e do placebo em eventos cardiovasculares adversos maiores (ECAM) em homens de meia-idade e idosos com hipogonadismo, abordou essa lacuna. Publicado em JAMA Network Open em 27 de outubro de 2023, os resultados mostraram que a TRT foi significativamente mais eficaz do que o placebo na correção da anemia em homens de meia-idade e idosos com hipogonadismo. Além disso, a TRT também foi associada a uma incidência reduzida de anemia em homens hipogonadais que não eram anêmicos no início do estudo.

A figura a seguir, mostra a correção da anemia entre os participantes que apresentavam anemia no início do estudo:

Fonte: JAMA Network Open

A magnitude do aumento de hemoglobina em homens tratados com testosterona com anemia não foi dissimilar à relatada com outros agentes estimulantes da eritropoiese e inibidores da prólil hidroxilase do fator induzido por hipóxia, que são aprovados para o tratamento da anemia. A TRT também foi associada a uma maior proporção de homens que melhoraram seus níveis de hemoglobina em mais de 1 g/dL, um nível que tem sido usado para avaliar a resposta significativa ao tratamento em pacientes com anemia.

A figura abaixo, ilustra de forma clara o impacto positivo da terapia de reposição de testosterona nos níveis de hemoglobina de homens com e sem anemia no início do estudo:

Fonte: JAMA Network Open

A testosterona provavelmente aumenta a hemoglobina e o número de células vermelhas por meio de múltiplos mecanismos, incluindo estimulação da transcrição de eritropoietina, aumento da disponibilidade de ferro para a eritropoiese, aumento do número de progenitores mielóides comuns e melhoria da sobrevivência de células vermelhas.

Apesar dos resultados promissores, o estudo teve algumas limitações como: Os achados não devem ser aplicados a homens que não são hipogonadais, mulheres, pessoas transgênero e de gênero diverso, ou a homens que usam doses suprafisiológicas de testosterona. A causa da anemia nos participantes inscritos não foi determinada. Além disso, as taxas de descontinuação do medicamento do estudo foram altas, embora semelhantes às observadas em homens hipogonadais prescritos com TRT na prática clínica.

Os resultados deste estudo levam a conclusão de que em homens de meia-idade e idosos com hipogonadismo e anemia, a TRT mostrou ser mais eficaz do que o placebo na correção da anemia. A TRT também foi associada a uma incidência reduzida de anemia em homens sem anemia no início do estudo. Essas descobertas adicionam evidências importantes para informar a avaliação de benefícios e riscos da TRT em homens de meia-idade e idosos com hipogonadismo que estão considerando esta terapia.

*Figuras e gráficos apresentadas neste conteúdo foram extraídas da pesquisa original. Para uma consulta detalhada ao estudo na íntegra, disponibilizamos aqui o link de acesso.





Leia também: 


Referência:

Pencina KM, Travison TG, Artz AS, et al. Efficacy of Testosterone Replacement Therapy in Correcting Anemia in Men With Hypogonadism: A Randomized Clinical Trial. JAMA Netw Open. 2023;6(10):e2340030. doi:10.1001/jamanetworkopen.2023.40030



Estar atualizado sobre as últimas descobertas e inovações nas ciências médicas faz sentido pra você? Se sim, inscreva-se em nossa newsletter e receba nossos conteúdos diretamente em sua caixa de e-mail!




Denunciar publicação
    000

    Indicados para você