Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Trombose trombocitopênica induzida por vacina contra a COVID-19 - Guideline

Trombose trombocitopênica induzida por vacina contra a COVID-19 - Guideline
Academia Médica
ago. 11 - 2 min de leitura
000

Muita gente fala sobre as reações de adversas da vacinação contra a COVID-19, e ela realmente pode ocorrer, embora possua baixa incidência.

No artigo de hoje falaremos sobre um guideline que aborda uma trombose trombocitopênica induzida por vacina (TTV), uma síndrome relatada em casos raros após a vacinação contra a COVID-19. A TTV pode também ser chamada de trombocitopenia pró-trombótica induzida por vacinação ou então por síndrome trombocitopênica trombótica pela TTV.

 

Qual a apresentação clínica?

Uma vez que a TTV é uma condição nova, existe evidência limitada disponível na ciência em relação a como realizar seu diagnóstico e como fazer o manejo. 

No entanto, uma vez identificada, é necessário que haja uma atuação em prol de melhorar a condição o mais rápido possível

E esse guideline disponibilizado aqui, tem como intuito fornecer suporte para que clínicos possam diagnosticar e manejar essa síndrome recente.

O guideline em questão também foi publicado no MAGICapp, um ecossistema global de evidência que já está sendo utilizado pela força tarefa australiana contra a COVID-19 e Organização Mundial da Saúde. 

A plataforma MAGICapp permite que a informação e evidência seja compartilhada de modo eficiente entre os desenvolvedor es de guidelines ao redor do mundo, isso significa que NICE pode ser desenvolvido e atualizado para esta diretriz da COVID-19 mais rapidamente e com maior eficiência a medida que novas evidências sejam criadas.

O NICE (National Institute for Health and Care Excellence) estará monitorando a evidência continuamente e futuras versões do guideline possuirão novas evidências.

 

Artigos relacionados

GOLD 2021 - Guideline para o tratamento e manejo da DPOC

Uma terceira dose de vacina para a segurança dos transplantados 

 


Escrito por Yan Kubiak Canquerino - Colaborador da Academia Médica


 

Referência

Overview | COVID-19 rapid guideline: vaccine-induced immune thrombocytopenia and thrombosis (VITT) | Guidance | NICE. Acesso em 06/08/2021.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você