Uma pesquisa on-line realizada e publicada pelo The Journal of the American Medical Association (JAMA), em 2019, no Centro Médico da Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill, analisou as impressões dos pacientes frente a cor do scrub utilizado por cirurgiões e médicos clínicos.
O estudo utilizou uma escala de resposta psicométrica, em que os entrevistados especificam seu nível de concordância com uma afirmação. No caso, os pesquisadores disponibilizaram quatro fotos de um homem vestido com quatro diferentes cores de scrub e o mesmo com uma modelo feminina.
Os participantes foram solicitados a identificar o homem e a mulher com quem mais se identificavam com a profissão de cirurgião e clínico. Em seguida, foram convidados a classificar os modelos que consideravam com mais e menos conhecimento, mais qualificados, confiáveis e atenciosos.
Ao analisar um total de 113 respostas, os pesquisadores observaram que o modelo vestindo verde foi mais frequentemente identificado como cirurgião, seguido pelo azul. Tanto no sexo masculino quanto no feminino, os scrubs pretos foram mais comumente identificados com características negativas, incluindo ser o menos instruído, menos habilidoso, menos confiável e menos atencioso.
Durante o trabalho, cinco participantes verbalizaram a percepção de que o uniforme verde era de zeladoria e outros cinco afirmaram que o uniforme preto parecia mortal, relacionando-o a um uniforme de agente funerário.
Os autores também notaram uma associação entre as seleções de modelos menos confiáveis e a faixa etária para modelos masculinos, com verde e azul mais frequentemente identificados como menos confiáveis entre os entrevistados de 18 a 30 anos. Entretanto, em scrubs azuis, os modelos foram mais comumente identificados como os mais atenciosos, em todas as faixas etárias.
Referência:
Hribar CA, Chandran A, Piazza M, Quinsey CS. Association Between Patient Perception of Surgeons and Color of Scrub Attire. JAMA Surg. Published online January 11, 2023. doi:10.1001/jamasurg.2022.5837
Leia também: