Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Abertas inscrições para a primeira etapa do Revalida 2023

Abertas inscrições para a primeira etapa do Revalida 2023
Academia Médica
jan. 16 - 3 min de leitura
000

Começam nesta segunda-feira (16) e vão até sexta-feira (20) as inscrições para a primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2023. O mesmo é promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O valor da taxa é R$ 410,00 e deve ser pago até o dia 26 de janeiro. A prova será aplicada no dia 5 de março, nas cidades de Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

As inscrições devem ser feitas pelo Sistema Revalida. Segundo o edital, para participar da primeira etapa o participante precisa ser brasileiro ou estrangeiro em situação legal no Brasil e possuir diploma de graduação em Medicina “expedido por Instituição de Educação Superior Estrangeira, reconhecida no país de origem pelo Ministério da Educação ou órgão equivalente, autenticado pela autoridade consular brasileira ou pelo processo da Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos Estrangeiro”.

O exame é composto por uma etapa teórica e outra prática que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da Medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva).

A primeira etapa (teórica) é formada pela avaliação escrita, com a aplicação de duas provas: uma prova objetiva, composta por 100 questões de múltipla escolha, e outra discursiva, composta por cinco questões.

Quem for aprovado na primeira etapa estará apto para se submeter a avaliação prática. O edital com o cronograma para a realização da segunda etapa ainda será divulgado pelo Inep.

Aplicado desde 2011, o Revalida tem por objetivo subsidiar a revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em Medicina expedido no exterior. O exame avalia as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: Redação Academia Médica e Agência Brasil.

Leia também:

As aplicações do metaverso estão se tornando uma realidade na formação médica?

A educação médica e a saúde da população LGBTQIA+

O ciclo necessidade de se falar mal da residência médica e porque esse assunto já me enjoou

Med Wars, o episódio repetido 1 milhão de vezes: a ameaça fantasma dos milhares de médicos formados no Brasil

50 cursos gratuitos para aprender o que a faculdade esqueceu de ensinar

Como preparar os médicos para o mundo influenciado pela Inteligência Artificial



Denunciar publicação
    000

    Indicados para você