Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Acetaminofeno na prevenção de lesão renal pós-operatória

Acetaminofeno na prevenção de lesão renal pós-operatória
Academia Médica
set. 6 - 3 min de leitura
000

Fonte:  American Journal of Kidney Diseases. DOI: 10.1053/j.ajkd.2022.11.00


A cirurgia cardíaca, embora essencial para muitos pacientes, apresenta complicações pós-operatórias. Uma dessas complicações é a lesão renal aguda (LRA) pós-operatória, observada em uma variação notável de 8% a 81% dos pacientes submetidos à cirurgia cardíaca. Além de ser uma complicação frequente, a LRA após cirurgia cardíaca está associada a um aumento significativo na morbidade e mortalidade de curto e longo prazo.

Ainda que a necessidade de encontrar métodos proféticos seja evidente, até agora, não existia uma profilaxia farmacológica específica para LRA pós-cirurgia cardíaca. No entanto, uma pesquisa realizada por Chao Xiong, MD, e sua equipe publicada no   American Journal of Kidney Diseases , oferece uma perspectiva promissora.

O acetaminofeno, um analgésico pós-operatório comumente utilizado, tem demonstrado proteção contra danos renais mediados por hemoglobina livre em modelos animais e humanos. Esta proteção pode ser atribuída à sua capacidade de atuar como antioxidante, inibindo a peroxidação lipídica catalisada por hemoproteína - um fator que pode contribuir para a LRA pós-operatória.

Para validar esta hipótese, foi conduzido um estudo retrospectivo e observacional usando dados dos bancos de dados MIMIC-III e eICU, englobando uma vasta amostra de pacientes que passaram por cirurgias cardíacas. A análise foi focada em pacientes que receberam acetaminofeno nas primeiras 48 horas após a cirurgia.

Os resultados foram reveladores. Em ambas as coortes, MIMIC-III e eICU, houve uma redução significativa na incidência de LRA grave em pacientes que receberam acetaminofeno em comparação com aqueles que não receberam. Além disso, após ajustes para covariáveis clinicamente relevantes, observou-se uma associação entre a administração precoce de acetaminofeno e uma menor probabilidade de LRA pós-operatória grave.

No entanto, é importante notar que o estudo tem suas limitações, particularmente a incapacidade de avaliar a dosagem de acetaminofeno administrado aos pacientes. Ainda assim, os resultados sugerem que o acetaminofeno pode desempenhar um papel crucial na prevenção da LRA pós-cirúrgica.

Em resumo, a pesquisa sugere que a utilização de acetaminofeno nas primeiras 48 horas após uma cirurgia cardíaca está associada a uma menor incidência de LRA grave no pós-operatório. Com esses resultados promissores, é evidente que ensaios clínicos adicionais sobre o uso de acetaminofeno para prevenção de lesão renal são justificados e esperados pela comunidade médica.



Leia também: 


Referências: 

  • Xiong, C., Jia, Y., Wu, X., Zhao, Y., Yuan, S., Yan, F., & Sessler, D. I. (2022, December 28). Early Postoperative Acetaminophen Administration and Severe Acute Kidney Injury After Cardiac Surgery. American Journal of Kidney Diseases. https://doi.org/10.1053/j.ajkd.2022.11.009

Denunciar publicação
    000

    Indicados para você