O Prêmio Marcos Moraes, destinado a pessoas ou instituições científicas, hospitalares ou do terceiro setor que desenvolvam ações de prevenção do câncer, divulgou os finalistas de sua edição do ano 2022. Os vencedores serão conhecidos no próximo dia 22, a partir das 18 horas, em cerimônia que será transmitida de forma on-line pelo site do 10º Simpósio Internacional Oncoclínicas e Dana-Farber Cancer Institute e reproduzida via link de acesso no portal do Prêmio Marcos Moraes.
Para acompanhar o evento remotamente e conhecer os vencedores é preciso fazer inscrição no site https://bit.ly/3RTqEZE e realizar a inscrição na categoria “Prêmio Marcos Moraes”. Os vencedores de cada categoria receberão medalhas e certificados e o valor de 10 mil reais, para os primeiros colocados.
A premiação recebeu trabalhos de autores de treze estados brasileiros, a maioria ligados a instituições públicas que atuam no campo da Oncologia. Entre os participantes estão profissionais e pesquisadores de instituições como a Universidade de São Paulo e o Instituto Nacional de Câncer (INCA), além de representantes da iniciativa privada.
Conheça os finalistas:
Categoria Iniciativas para o Controle do Câncer
- Luiza Abdo; trabalho: Desenvolvimento da abordagem Point-of-Care para terapia com células CAR-T em LLA.
- Natalia Inada; trabalho: Tratando Neoplasias Intraepiteliais Cervicais de Alto Grau (2/3) e diminuindo a carga viral por Terapia Fotodinâmica.
- Caroline Poubel; trabalho: Novas opções terapêuticas e de diagnóstico para leucemias agudas com rearranjo no gene KMT2A.
Categoria Inovação em Promoção da Saúde e Prevenção do Câncer
- Mayara Lopes; trabalho: Utilização de geoprocessamento na distribuição espacial de incidência e mortalidade por câncer colorretal em Sergipe e em sua capital.
- Francine Fischer-Sgrott; trabalho: Fotobiomodulação na radiodermite no câncer de mama.
- André Szklo; trabalho: Desnormalização do uso de tabaco em casa: a contribuição da proibição de fumar em ambientes fechados de trabalho no Brasil.
Categoria Inovação em Cuidados Paliativos
- Livia Costa Oliveira; trabalho: Terapia Nutricional Enteral em pacientes em cuidados paliativos oncológicos: ferramenta para indicação em prol da melhor relação custo / benefício em desfechos nutricionais, funcionais e clínicos.
- Luciana Stahel-Lage; trabalho: Perfil epidemiológico de pacientes reabilitados com próteses bucomaxilofaciais em um centro de
referência em oncologia brasileiro: um corte transversal.
- Livia Costa Oliveira; trabalho: Tendência temporal e fatores associados ao diagnóstico de câncer metastático em pacientes atendidos em centros hospitalares do Brasil ao longo de duas décadas.
Leia também:
- Campanha visa alertar sobre os perigos do cigarro eletrônico
- Incidência de câncer em pessoas com menos de 50 anos aumenta no mundo
- Quase metade das mortes por câncer se devem a fatores de risco evitáveis
- Efeitos positivos do monitoramento remoto de pacientes oncológicos que utilizam terapia oral
- Anvisa proíbe uso de fungicida com potencial cancerígeno
- Pesquisadores identificam novas vias responsáveis pelo câncer de fígado