Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Anvisa proíbe uso de fungicida com potencial cancerígeno

Anvisa proíbe uso de fungicida com potencial cancerígeno
Academia Médica
ago. 9 - 2 min de leitura
000

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acaba de aprovar uma proposta de Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) que proíbe, em todo o país, o uso do fungicida carbendazim em produtos agrotóxicos. Muito usado por agricultores brasileiros em plantações de feijão, arroz e soja, o produto é considerado de potencial cancerígeno, podendo afetar a capacidade reprodutiva e o desenvolvimento humano.

“O carbendazim possui aspectos toxicológicos proibitivos de registro, não sendo possível estabelecer um limiar de dose segura para a exposição humana”, diz a Anvisa. “Os aspectos toxicológicos que motivaram a reavaliação do carbendazim são as suspeitas de mutagenicidade, carcinogenicidade, toxicidade para o desenvolvimento e toxicidade reprodutiva”.

Com base no sistema Agrofit do Ministério da Agricultura, a Anvisa informa que o carbendazim está entre os vinte agrotóxicos mais utilizados no Brasil. “Atualmente existem 41 produtos formulados e 33 produtos técnicos a base da substância com registro ativo no Brasil, divididos entre um total de 24 empresas”.

Com o objetivo de evitar que a imediata proibição resulte em danos ao meio ambiente, devido à queima ou ao descarte inadequado dos produtos já adquiridos pelos produtores, a Anvisa optou por implementar uma eliminação gradual de agrotóxicos contendo carbendazim. A importação, tanto do produto técnico como do formulado, será proibida de imediato. Já a proibição sobre a produção (na versão formulada) começará a valer no prazo de três meses. A comercialização será suspensa dentro de seis meses.

A Anvisa dará prazo de 12 meses para o início da proibição da exportação dos produtos. “Lembrando que a validade do carbendazim é de dois anos, o descarte adequado deverá ser implementado no prazo de 14 meses”, diz o especialista em regulação e vigilância sanitária Daniel Coradi, que integra o quadro de funcionários técnicos da agência.

Com informações de Agência Brasil. 

Leia também:

Pesquisadores identificam novas vias responsáveis ​​pelo câncer de fígado

COVID-19: Eficácia da vacina diminui mais rapidamente para pacientes com câncer, segundo estudo 

Testes buscam avaliar capacidade dos cães em detectar câncer de mama 

Dez perguntas comuns de pacientes com câncer 

Risco de câncer colorretal é associado ao excesso de peso ao longo da vida 

Por que a maioria dos fumantes não desenvolve câncer de pulmão?

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você