Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

Mudanças no estilo de vida reduzem a mortalidade por causas diversas entre ex-fumantes

Mudanças no estilo de vida reduzem a mortalidade por causas diversas entre ex-fumantes
Academia Médica
set. 27 - 3 min de leitura
010

Estudo de coorte publicado no JAMA analisou o estilo de vida e a redução de mortalidade de cerca de 160 mil ex-fumantes. Os participantes que relataram maior adesão às recomendações de redução de peso corporal, dieta, atividade física e ingestão de álcool tiveram uma diminuição de 27% no risco de mortalidade por todas as causas em comparação com aqueles que relataram menor adesão a um estilo de vida mais saudável.


Atualmente, devido à crescente conscientização sobre os malefícios do tabagismo e às políticas de controle do tabagismo nos Estados Unidos, o número de ex-fumantes na população do país (52,1 milhões) é superior ao número de fumantes (34,2 milhões). 


O estudo foi realizado com base em um questionário preenchido por adultos com idades entre 50 e 69 anos que residiam em diferentes estados. O questionário avaliou fatores demográficos, antropométricos, médicos e ligados a estilo de vida, incluindo atividade física e dieta. Os participantes que se identificaram como ex-fumantes foram solicitados a relatar o número de cigarros por dia que costumavam fumar e há quanto tempo haviam parado de fumar.


Segundo os resultados, os ex-fumantes com maiores escores de adesão a estilos de vida mais saudáveis eram do sexo feminino, mais velhos, tinham maior grau de escolaridade e saúde geral excelente ou muito boa. Eles também tinham menor histórico prévio de câncer, doença cardíaca ou acidente vascular encefálico. Além disso,relataram fumar menos cigarros por dia e haviam parado de fumar mais cedo.


Por fim, o risco de mortalidade por todas as causas foi menor com uma pontuação total de adesão mais alta, independentemente dos potenciais modificadores de efeito e dos anos desde a cessação no início do estudo, número de cigarros por dia ou idade no início do tabagismo.

Referência:

Inoue-Choi M, Ramirez Y, Fukunaga A, Matthews CE, Freedman ND. Association of Adherence to Healthy Lifestyle Recommendations With All-Cause and Cause-Specific Mortality Among Former Smokers. JAMA Netw Open. 2022;5(9):e2232778. doi:10.1001/jamanetworkopen.2022.32778

Leia também: 

Apesar de não ser saudável, fumantes de cigarro eletrônico frequentam ambientes mais saudáveis do que fumantes

Quase metade das mortes por câncer se devem a fatores de risco evitáveis

Brasil mantém proibição de venda de cigarros eletrônicos

Tabagismo aumenta o risco de desenvolvimento de insuficiência cardíaca

O uso combinado de cigarros tradicionais e cigarros eletrônicos não reduz o risco de doenças cardiovasculares

Por que a maioria dos fumantes não desenvolve câncer de pulmão?

 




Denunciar publicação
    010

    Indicados para você