Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Alta à Revelia. Você sabe como proceder?

Alta à Revelia. Você sabe como proceder?
Fernanda Melo
set. 9 - 2 min de leitura
000

A autonomia do paciente deve ser respeitada, como consta no Código de Ética Médica no art. 24 e nos princípios da Bioética (autonomia lúcida).

Mas essa autodeterminação é limitada quando a decisão do paciente pode trazer-lhe risco de morte ou agravo aos que com ele convivem.

Estando o paciente lúcido e com uma doença que não lhe traz risco de morte, é viável a alta a pedido, havendo necessidade de que o médico assistente emita relatório médico minucioso sobre o atendimento que vinha sendo prestado.

Quando o paciente não se encontra em condições de receber alta ele e seus familiares devem receber informações pormenorizadas sobre os riscos e complicações advindas de alta fora das condições favoráveis, inclusive o risco de morte.

A alta hospitalar a pedido é um direito do paciente, porém suas condições clínicas devem ser consideradas para uma decisão de consenso entre o médico, o doente e seus responsáveis.

A alta médica é ato médico.

A responsabilidade médica determina que a alta a pedido seja acompanhada de Relatório sobre o caso, e que todos os procedimentos médicos sejam minuciosamente anotados no prontuário, que ficará sob guarda da instituição. O termo de recusa de tratamento é necessário, e todos os envolvidos deverão assinar, como testemunhas. Anexar o termo do prontuário do paciente é essencial.

A cópia do prontuário só poderá ser disponibilizada quando solicitada pelo próprio doente ou por decisão judicial.

A responsabilização do paciente por resultado negativo advindos da alta à revelia, dependerá de toda a documentação do caso, que deverá ser impecável para que o médico não seja responsabilizado por eventual evento danoso dela advindo.

Aqui tratamos de paciente adulto. Pacientes incapazes, idosos, crianças (vulneráveis em geral) devem ser protegidos e o médico deverá analisar se o pedido de alta à revelia por parte de pais e responsáveis se enquadra em abuso de direito. Neste caso, informe ao diretor técnico da instituição, que tomará as medidas cabíveis.

Outros artigos


Você sabia que pode escrever na Academia Médica?

Clique aqui e saiba como.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você