Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

COVID-19: Agências reguladoras da União Europeia recomendam a aprovação da vacina da Novavax

COVID-19: Agências reguladoras da União Europeia recomendam a aprovação da vacina da Novavax
Academia Médica
dez. 21 - 2 min de leitura
000

 

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) anunciou na segunda-feira, 20 de dezembro de 2021, que seus especialistas recomendam a aprovação condicional da vacina da empresa Novavax, a Nuvaxovid.

A União Europeia (UE) já assinou um acordo para comprar até 200 milhões de doses da vacina, enquanto se aguarda a autorização para seu uso pela EMA, com sede em Amsterdã.

A Nuvaxovid usa uma tecnologia mais convencional do que outras vacinas - e espera-se que seja particularmente importante nos países em desenvolvimento e subdesenvolvidos. Também se pensa que, como a vacina usa um método mais convencional para fornecer imunidade do que alternativas, ela poderia ajudar a resolver as  incertezas acerca da vacinação e convencer as pessoas que ainda não se vacinaram.

Assim que a Comissão Europeia aprovar, a Nuvaxovid será a quinta vacina aprovada para uso no bloco.

A Novavax disse que sua vacina mostrou 90,4% de eficácia contra a COVID-19 em um ensaio clínico na América do Norte. A empresa diz que começará a distribuir vacinas para a UE em janeiro.

A Nuvaxovid usa uma tecnologia semelhante às vacinas para hepatite B e coqueluche, que não precisam ser mantidas em temperaturas ultrabaixas. Isso poderia lhe dar uma vantagem competitiva em termos logísticos, principalmente em regiões com infraestrutura menos desenvolvida.

A Organização Mundial da Saúde deu na semana passada aprovação de emergência para a vacina, que é produzida pela empresa americana Novavax e pelo Serum Institute of India.

A Novavax está atualmente testando o desempenho da vacina em relação à variante Ômicron. Como outros fabricantes, começou a formular uma vacina atualizada voltado para combater especificamente a variante.

 

Referências:

COVID: EU regulators recommend approval of Novavax vaccine. Disponível em: https://www.dw.com/en/covid-eu-regulators-recommend-approval-of-novavax-vaccine/a-60191680

EU backs Novavax shot as region's fifth COVID-19 vaccine. Disponível em https://www.reuters.com/world/europe/eu-regulator-backs-novavax-regions-fifth-covid-19-vaccine-2021-12-20/

EMA recommends Nuvaxovid for authorisation in the EU. Disponível em https://www.ema.europa.eu/en/news/ema-recommends-nuvaxovid-authorisation-eu

 

Artigos relacionados:


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você