Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Crianças entre 3 e 5 anos já podem ser imunizadas com duas doses da CoronaVac

Crianças entre 3 e 5 anos já podem ser imunizadas com duas doses da CoronaVac
Academia Médica
jul. 14 - 2 min de leitura
010

Acaba de ser autorizado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) o uso emergencial da vacina CoronaVac em crianças com idades entre 3 e 5 anos. Até então, a vacinação contra o coronavírus no Brasil só estava sendo disponibilizada para maiores de 5 anos.

O imunizante, produzido pelo Instituto Butantan, deve ser aplicado em duas doses, com intervalo de 28 dias uma da outra. A aprovação é válida apenas para crianças que não tenham nenhum tipo de imunocomprometimento. "Vacinar crianças de 3 a 5 anos contra a Covid-19 pode ajudar a evitar que elas fiquem gravemente doentes se contraírem o novo coronavírus", diz a diretora da Anvisa, Meiruze Souza Freitas.

A decisão foi baseada em estudos nacionais e internacionais sobre a eficácia da CoronaVac em crianças pequenas. No Brasil, pesquisas foram realizadas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pelo próprio Instituto Butantan, sendo que reações graves após a aplicação da vacina foram consideradas raras. A conclusão foi obtida após análise da aplicação de cerca de 103 milhões de doses no país.

Meninos e meninas entre 5 e 11 anos começaram a ser vacinados no último mês de janeiro, com doses tanto da CoronaVac quanto da Pfizer em versão pediátrica. A CoronaVac está aprovada para uso pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 56 países.

Um dos primeiros países a iniciar a vacinação de crianças com menos de 5 anos foi os Estado Unidos, onde a imunização dos pequenos que tenham a partir de 6 meses de vida vem acontecendo desde meados de junho.

Com informações da Agência Brasil. 

Leia também: 

A inteligência artificial e dispositivos wearables podem ser usados ​​para detectar COVID-19 pré-sintomática

Novo teste rápido é capaz de diferenciar as variantes de COVID-19

A influência do oxímetro de pulso no atendimento de COVID-19 grave em pacientes com tom de pele mais escuro

ASA e APSF analisam necessidade de teste de COVID-19 antes de cirurgias eletivas

 


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você