Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Educação superior: UnB anuncia vestibular exclusivo para maiores de 60 Anos

Educação superior: UnB anuncia vestibular exclusivo para maiores de 60 Anos
Academia Médica
dez. 11 - 2 min de leitura
000

O envelhecimento é uma jornada marcada por experiências, sabedorias e desafios únicos. No entanto, frequentemente acompanhado pelo etarismo, um preconceito baseado na idade, que pode marginalizar e limitar as oportunidades para pessoas idosas. Enfrentar o etarismo e promover o envelhecimento como um direito fundamental é essencial para uma sociedade mais inclusiva e respeitosa.

Reconhecendo esta necessidade, a Universidade de Brasília (UnB) tem dado passos significativos para reverter essa realidade, implementando políticas e iniciativas que valorizam a terceira idade, não apenas como uma fase da vida, mas como um período de contínuo crescimento, aprendizado e contribuição à sociedade.

A UnB anunciou uma iniciativa no âmbito da educação superior: um processo seletivo exclusivo para pessoas com 60 anos ou mais. Esta medida faz parte da Política do Envelhecer Saudável, Participativo e Cidadão (Pespc), um esforço contínuo da universidade para valorizar e integrar a população idosa na sociedade acadêmica e além.

A primeira prova está programada para o primeiro semestre de 2024, consistindo principalmente em uma redação.  Os detalhes específicos sobre datas, número de vagas e cursos disponíveis serão anunciados em breve. Esta política surge em um contexto de transição demográfica significativa.

Segundo dados da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), espera-se que em 2030 haja aproximadamente 565 mil pessoas idosas no Distrito Federal. A iniciativa da UnB pode ser um modelo para outras instituições de ensino superior no Brasil e no mundo, demonstrando um compromisso com a inclusão e o respeito à dignidade de todas as faixas etárias.



Leia também: 


Referência: 

León, L. P. (2023, November 30). UnB terá processo seletivo exclusivo para pessoas com mais de 60 anos. Agência Brasil. https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2023-11/unb-tera-processo-seletivo-exclusivo-para-pessoas-com-mais-de-60-anos



Estar atualizado sobre as últimas descobertas e inovações nas ciências médicas faz sentido pra você? Se sim, inscreva-se em nossa newsletter e receba nossos conteúdos diretamente em sua caixa de e-mail!




Denunciar publicação
    000

    Indicados para você