Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Em breve, matar células cancerígenas sem matar as células saudáveis será possível

Em breve, matar células cancerígenas sem matar as células saudáveis será possível
Academia Médica
mar. 18 - 4 min de leitura
000

Tratamentos convencionais de câncer, como quimioterapia e radioterapia, são responsáveis por matarem tanto células cancerígenas, quanto células saudáveis, resultando em efeitos colaterais fortes e diversos. Pesquisadores do Instituto de Ciências Básicas da Coreia do Sul desenvolveram uma estratégia terapêutica chamada  atacante de inserções-exclusões específicas do câncer (CINDELA). 

A CINDELA ataca especificamente as mutações causadas pelo câncer e causa múltiplas quebras na fita dupla do DNA para induzir especificamente a morte das células cancerígenas. Projetos genômicos do câncer descobriram que, independentemente de suas origens, a maioria das células cancerígenas acumula muitas mutações, incluindo pequena inserção/deleção (InDel) de vários nucleotídeos, alterações de nucleotídeo único e grandes aberrações cromossômica.

A quebra de uma sequência específica da dupla fita de DNA pode ser feita com a CRISPR-Cas9, endonuclease específica do local, comumente chamada de tesoura genética. Os pesquisadores sul-coreanos, conhecendo o acúmulo de mutações das células cancerígenas e a função da CRISPR-Cas9, propuseram uma nova ideia para a terapia do câncer. 

Os cientistas usaram a CRISPR-Cas9 para produzir quebras de fita dupla de DNA em mutações específicas do câncer que existem apenas em células cancerígenas para induzir essas células a morte. Para isso, eles confirmaram que se as quebras de fita dupla do DNA ativadas pelas enzimas usando CRISPR conseguiram induzir mortes celulares no câncer semelhantes a quebras físicas /químicas causadas por radiação ou quimioterapia, respectivamente. Em seguida, eles realizaram análises de bioinformática para identificar mutações exclusivas do InDel em várias linhagens de células cancerígenas diferentes, incluindo mama, cólon, leucemia e glioblastoma, que não são encontradas em células normais.

Com os resultados positivos e promissores, CINDELA foi encontrado para matar seletivamente as células cancerígenas sem afetar as células normais. Além disso, segundo o estudo, a ação da CINDELA é dependente do número de quebras de fita dupla de DNA criadas por CRISPR-Cas9. Assim, se houve 50 quebras na fita no DNA, o reagente CINDELA obteve melhor desempenho do que quando havia apenas 10 quebras. 

Também, a fim de verificar a eficácia do CINDELA em organismos vivos, os pesquisadores testaram o uso da CINDELA em camundongos. Para isso, células tumorais (câncer de cólon e pulmão) foram derivadas de pacientes e foram xenoenxertados nos ratos(1). Consoante os achados, o tratamento com CINDELA foi eficaz na supressão substancial do crescimento desses tumores nos camundongos.


Gostaria de explorar ainda mais o universo da medicina de precisão? Quer mergulhar fundo nos conceitos que estão revolucionando o atendimento ao paciente? O nosso eBook "Desvendando a Medicina de Precisão: Conceitos Fundamentais para Médicos Especialistas" é o guia que você precisa.

Este eBook foi especialmente criado para médicos especialistas que estão iniciando sua jornada na medicina de precisão ou para aqueles que desejam ampliar seu conhecimento na área. De uma maneira simples e didática, explicamos o papel da genética na medicina, como os testes genéticos podem ajudar no diagnóstico e tratamento de doenças, e muito mais.

Por que ficar de fora da revolução da medicina de precisão? Clique no botão abaixo para baixar o eBook gratuitamente e começar a desvendar o fascinante mundo da medicina de precisão.



Artigos relacionados

Mutações nos genes BRCA estão relacionadas a câncer de próstata e pâncreas

ANVISA aprova 1º registro de produto de terapia avançada para tratamento de câncer

CRISPR: A biotecnologia que pode editar a humanidade


Referência 

  1. KWON, Taejoon et al. Precision targeting tumor cells using cancer-specific InDel mutations with CRISPR-Cas9. Proceedings of the National Academy of Sciences, v. 119, n. 9, p. e2103532119, 2022. Disponível em: https://www.pnas.org/doi/full/10.1073/pnas.2103532119. Acessado em março de 2022.




Denunciar publicação
    000

    Indicados para você