A doença cardiovascular aterosclerótica (DCVA) é causada pelo acúmulo de placas nas paredes das artérias. O processo começa cedo na vida, progride ao longo das décadas e, se não for interrompido, pode levar a eventos cardiovasculares na meia-idade ou na velhice. Um artigo publicado no European Heart Journal buscou avaliar quais os componentes essenciais em uma dieta capazes de diminuir riscos relacionados ao problema. O padrão alimentar mediterrâneo – baseado no consumo de produtos frescos e naturais - foi apontado como o que fornece maior proteção.
Segundo a publicação, as diretrizes da Sociedade Europeia de Cardiologia de 2021 sobre Prevenção de Doenças Cardiovasculares na Prática Clínica recomendam especificamente a adoção de uma dieta mediterrânea ou similar. Já as Diretrizes Dietéticas para Americanos 2020–2025 descrevem três padrões alimentares saudáveis. Além do mediterrâneo, são recomendados um padrão de estilo alimentar americano composto por alimentos saudáveis e um padrão de estilo vegetariano.
Os elementos comuns em todos os padrões alimentares citados dão ênfase à importância da substituição de alimentos ricos em gorduras saturadas por outros que contenham gorduras insaturadas; redução da ingestão de sal; escolha de um padrão alimentar à base de plantas, rico em fibras e que inclua grãos integrais, frutas, vegetais, leguminosas e nozes; e adoção do hábito de consumir peixes pelo menos uma vez por semana. A ingestão de carnes processadas, alimentos industrializados e açúcar deve ser limitada.
Prevenção
A prevenção da aterosclerose ocorre em três fases: prevenção primordial, primária e secundária. A primordial visa prevenir o desenvolvimento de fatores de risco, enquanto a primária é direcionada à identificação e tratamento precoce dos fatores de risco. Já a secundária tem como objetivo reduzir o risco de eventos adicionais naqueles que já sofreram um evento cardiovascular.
Sabe-se também que o estilo de vida influencia na adiposidade, regulação da glicose, pressão arterial e nas concentrações de lipídios. É, portanto, a pedra angular de todas as práticas de prevenção. Os fatores de estilo de vida protetores incluem, além de um padrão alimentar saudável, atividade física regular, abstinência de tabaco, evitar o consumo excessivo de álcool, controle do estresse e qualidade e quantidade de sono adequadas.
Artigos relacionados:
Dieta mediterrânea reduz a progressão da aterosclerose na doença coronariana
Novo tratamento demonstra eficácia na redução dos níveis de lipídeos no sangue
Referências:
Kevin C Maki, Mary R Dicklin, Is there an optimal diet for primordial prevention of atherosclerosis?, European Heart Journal, 2022;, ehac434, https://doi.org/10.1093/eurheartj/ehac434 Disponível em https://academic.oup.com/eurheartj/advance-article/doi/10.1093/eurheartj/ehac434/6658236