Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Idosos têm mais riscos de desenvolver Alzheimer após infecção por Covid-19

Idosos têm mais riscos de desenvolver Alzheimer após infecção por Covid-19
Academia Médica
set. 15 - 2 min de leitura
010


Pessoas com 65 anos ou mais que contraíram Covid-19 são mais propensas a desenvolver Alzheimer no ano seguinte ao diagnóstico da doença viral.  O risco de apresentar o problema, segundo um estudo publicado no Journal of Alzheimer's Disease, aumenta entre 50% e 80% , sendo maior em mulheres a partir de 85 anos.

A pesquisa – que analisou registros eletrônicos anônimos de saúde de 6,2 milhões de adultos com 65 anos ou mais nos Estados Unidos, que receberam tratamento médico entre fevereiro de 2020 e maio de 2021 e não tinham diagnóstico prévio de doença de Alzheimer – não deixa claro se a Covid-19 desencadeia o desenvolvimento de Alzheimer ou acelera seu surgimento.

"Os fatores que contribuem para o desenvolvimento do Alzheimer ainda são mal compreendidos, mas uma peça considerada importante são as infecções anteriores apresentadas pelos pacientes, especialmente infecções virais e inflamação", diz a coautora do estudo, a pesquisadora e professora norte-americana Pamela Davis, em declaração publicada no site Medical Xpress.

“Como a infecção por SARS-CoV-2 foi associada a anormalidades do sistema nervoso central, incluindo inflamação, queríamos testar se, mesmo a curto prazo, a Covid-19 poderia levar a diagnósticos aumentados”.

Para chegar ao resultado, os participantes do estudo foram divididos em dois grupos, sendo um composto por pessoas que contraíram Covid-19 entre fevereiro de 2020 e maio de 2021 (cerca de 400 mil indivíduos) e outro por pessoas que não tinham a infecção documentada no período (cerca de 5,8 milhões). “As consequências a longo prazo da Covid-19 ainda estão surgindo. É importante continuar monitorando o impacto desta doença em futuras incapacidades”, afirma Davis.

Referência:

Lindsey Wang et al, Association of COVID-19 with New-Onset Alzheimer's Disease, Journal of Alzheimer's Disease (2022). DOI: 10.3233/JAD-220717

Leia também:



Denunciar publicação
    010

    Indicados para você