Profissionais de saúde de Pernambuco denunciaram ao Conselho Regional de
Medicina do Estado (Cremepe-PE) a inclusão de seus nomes em uma lista,
denominada “Médicos Petistas”, criada com o intuito de boicotar médicos que
teriam demonstrado apoio a candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), Luiz
Inácio Lula da Silva, para presidente da República.
A lista teria começado a circular em redes sociais ao longo da última
semana. Algumas versões dela contêm o nome de cerca de trezentos
profissionais, além das especialidades de cada um deles.
Em seu site, na última sexta-feira (04), o Cremepe-PE publicou uma nota
de repúdio ao ato, definindo a lista como constrangedora, intimidatória e
discriminatória aos profissionais que foram citados. Além disso, informou que
irá denunciar o caso à polícia e também ao Ministério Público de Pernambuco
(MPPE) para que ocorra investigação.
Confira a nota do Cremepe:
“O CREMEPE no uso de suas
atribuições, vem a público, reafirmar seu compromisso histórico com a ética,
democracia e defesa dos médicos e da sociedade. Chegou ao conhecimento desse
egrégio Conselho, texto divulgado em redes sociais de lista com nomes de profissionais
e especialidades intitulada “MÉDICOS PETISTAS”. Tal lista tem caráter
constrangedor, intimidatório e discriminatório do exercício profissional aos
referidos médicos. Ressaltamos o descrito no Código de Ética Médica nos seus
princípios fundamentais, que ‘A medicina é uma profissão à serviço da
coletividade e será exercida sem discriminação de nenhuma natureza’, bem como o
item I do capítulo II, que ‘É direito do médico exercer a medicina sem ser
discriminado por questões de religião, etnia, cor, sexo, orientação sexual,
nacionalidade, idade, condição social, opinião política, deficiência ou de
qualquer outra natureza’. O CREMEPE repudia veementemente a referida lista
apócrifa nestes meios de comunicação, por entender que se trata de afronta
grave ao livre exercício profissional. Esse tipo de divulgação compromete a
medicina e os médicos pernambucanos, com consequências diretas deletérias à
sociedade. Todo o material coletado será enviado por esta autarquia para
apreciação do Ministério Público Estadual e demais autoridades competentes para
que a identificação dos responsáveis, seus autores e disseminadores sejam
realizadas e que medidas cabíveis sejam efetivadas. Os médicos e médicas
pernambucanos têm demonstrado ao longo de sua história e especialmente durante
o combate à pandemia, dedicação e compromisso aos milhares de pacientes
atendidos nas diversas unidades hospitalares de nosso Estado. O CREMEPE não
hesitará em defender a boa prática médica, o livre exercício profissional,
alicerçando suas condutas sempre pautadas na defesa da ética profissional,
entendendo que o respeito às leis e à democracia são pedras angulares para o
Estado brasileiro.”Leia também: