Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Medicamentos à base de losartana estão sendo recolhidos do mercado

Medicamentos à base de losartana estão sendo recolhidos do mercado
Academia Médica
jun. 24 - 2 min de leitura
000

Medicamentos que têm como princípio ativo o anti-hipertensivo losartana, um dos remédios mais usados no Brasil para insuficiência cardíaca, estão sendo recolhidos do mercado por determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O motivo é que foi constatada presença da impureza “azido” em quantidade acima da permitida, o que compromete a segurança dos produtos aos pacientes.

Após a adoção da medida preventiva, a Anvisa orientou as pessoas com hipertensão e insuficiência cardíaca a não interromperem o tratamento medicamentoso com losartana por conta própria, devendo, em caso de dúvidas, procurar orientações junto a seus médicos de confiança. Outra orientação aos pacientes que estejam usando lotes afetados é entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) dos laboratórios fabricantes e se informar sobre a possibilidade de troca.

Segundo a Anvisa, o recolhimento dos produtos foi determinado “após a evolução do conhecimento sobre as impurezas e ela serve para adequar os produtos usados no Brasil aos limites técnicos previstos para a presença do contaminante”.

Por meio de nota, a Anvisa esclarece que, desde a descoberta da possibilidade de presença do “azido” na losartana, em setembro de 2021, vem adotando medidas para garantir que os medicamentos disponíveis para a população brasileira estejam dentro dos padrões de qualidade. Os detentores de registro dos remédios foram notificados a apresentar resultados da avaliação sobre a existência da impureza em seus produtos.

Com informações da Agência Brasil

Leia também: 

Pacientes com insuficiência cardíaca e não vacinados contra a COVID-19 tem mais chance de morrer da infecção

O rol taxativo impacta na autonomia do médico? Veja o que dizem alguns profissionais

Escola Médica tratada em balcão de negócios. Pressão por aumento de vagas gera polêmica

CFM libera divulgação de preços de consultas médicas

Onda de demissões em massa cria tensão dentro das startups de saúde

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você