Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Destaque-se da maioria! Utilize seu tempo para o que realmente importa

Destaque-se da maioria! Utilize seu tempo para o que realmente importa
Academia Médica
ago. 28 - 3 min de leitura
000

Destaque-se da maioria! Utilize seu tempo para o que realmente importa

Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças" - Charles Darwin

 

Já pensou em escrever seu TCC, monografias e teses de mestrado ou doutorado sem se preocupar com o tempo que você irá gastar montando a bibliografia? Quanto tempo você pouparia? Isso é bastante possível se você utilizar-se da ferramenta correta. Destaque-se da maioria e utilize seu tempo para o que realmente importa.

O Mendeley é um gerenciador de referências gratuito e também uma rede social acadêmica que pode ajudá-lo a organizar a sua pesquisa, colaborar com outras pessoas online, além de descobrir as últimas pesquisas lançadas na rede.

As principais funções do Mendeley são:

Gerar automaticamente bibliografias - Essa é a função do Mendeley que economiza horas de vida e torna o trabalho de fazer as referências e as bibliografias de seus papers uma tarefa muito mais simples. São pré-cadastrados mais de 1000 formatos de referenciação, incluindo o Vancouver e o ABNT.

Organiza, armazena nas nuvens e facilita a leitura de seus artigos - No Mendeley é possível organizar em pastas e armazenar na sua conta na internet todos os seu artigos. Desse modo, quando você estiver sem seu computador e quiser mostrar ou repassar algum artigo a outrem você pode acessá-lo de qualquer lugar. Você poderá acessar seus artigos a partir de qualquer computador, smartfone ou tablet, pois o programa funciona em todos os sistemas operacionais.

O programa contém um leitor de PDF que possibilita fazer anotações. Esse atributo equivale às fichas de artigos (o que era usado antigamente para organizar sua biblioteca pessoal). Ao destacar alguma seção do texto, isso ficará armazenado. Se o seu artigo estiver compartilhado com outros, os destaques podem ser visualizados por todo o grupo.

Ao adicionar um arquivo, o Mendeley pode reconhecer automaticamente todos os dados bibliográficos do artigo científico. Caso isso não ocorra, é possível inserir números identificadores digitais (normalmente presentes - PMID Doi) na janela de identificação e os artigos serão identificados corretamente em poucos segundos.

Grupos Colaboracionais - O Mendeley, em sua versão gratuita, permite criar grupos de trabalho com até 5 integrantes, o que é ideal para a área acadêmica e nas especializações Latu Sensu. Na sua versão paga, esses grupos podem ter mais de 50 integrantes, o que é excelente para uniformizar a pesquisa em estudos multicêntricos ou com grande quantidade de colaboradores.

Depois de descobrir que um programa pode fazer esses tipos de coisas para você, podemos dizer que evoluir também é uma questão de escolha.

Para começar a usar o Mendeley:

  • Acesse o site http://www.mendeley.com/;
  • Faça o cadastro (muito rápido se você fizer utilizando seu Facebook);
  • Baixe e instale o programa.

Para aprender a usar o programa veja os vídeos institucionais que estão logo mais abaixo:

Importando documentos

Gerando Citações

Organizando sua biblioteca

Grupos privados e públicos

Criando seu perfil


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você