Pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, em parceria com pesquisadores de universidades da Coreia do Sul, desenvolveram um tipo de lente de contato com nanoagulhas embutidas para melhorar a aplicação de medicamentos para uso ocular.
Publicada na Science em março de 2022, a inovação é solúvel em lágrimas e pode se adaptar a uma variedade de tamanhos de córnea e depois se dissolver rapidamente no fluido lacrimal em um minuto, permitindo uma liberação inicial de drogas anti-inflamatórias.
A eficácia da lente foi testada em animais com neovascularização de córnea, uma doença ocular crônica e encontraram uma redução quase completa na neovascularização da córnea após apenas 28 dias.
Os pesquisadores aprimoraram as nanoagulhas, deixando-as menores e mais finas. Após esse processo, eles adicionaram um medicamento à lente, o qual seria aplicado ao olho de uma só vez à medida que a base se dissolvia.
A inovação, apesar de promissora, ainda precisa ser testada em eficácia e em segurança antes de ser comercializada e usada. Além disso, segundo os pesquisadores, também será necessário desenvolver um meio para armazenar essa lente.
Artigos relacionados
Dia Mundial da Saúde Ocular. Conheça os desafios de quem atua no campo da Oftalmologia no Brasil
Inteligência artificial mudando paradigmas na oftalmologia
Referência
Woohyun Park et al, Biodegradable silicon nanoneedles for ocular drug delivery, Science Advances (2022). DOI: 10.1126/sciadv.abn1772