Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O consumo moderado de álcool pode diminuir o volume do seu cérebro

O consumo moderado de álcool pode diminuir o volume do seu cérebro
Academia Médica
mar. 14 - 3 min de leitura
000

Uma análise de dados feita com mais 36.000 adultos, publicada na Nature e liderada por uma equipe da Universidade da Pensilvânia, descobriu que o consumo leve a moderado de álcool estava associado a reduções no volume geral do cérebro(1).

Segundo os pesquisadores, quanto maior o consumo de álcool, maior a diminuição de volume cerebral(1). Por exemplo, se uma pessoa de 50 anos aumentar em 1 dose a quantidade de bebida alcoólica por dia, passando de 1 unidade para 2 ao dia, as mudanças associadas no cérebro são equivalentes a envelhecer dois anos. Passar de duas para três unidades de álcool na mesma idade era como envelhecer três anos e meio(1).

As descobertas do estudo contrastam com as diretrizes científicas e governamentais sobre limites seguros de consumo, os quais recomendam que as mulheres consumam em média uma bebida por dia, e os homens o dobro disso, quantidade que excede o nível de consumo associado no estudo com diminuição do cérebro(1).

Para compreender as possíveis conexões entre a bebida e o cérebro, os pesquisadores controlaram a idade, altura, destreza manual, sexo, tabagismo, status socioeconômico, ascendência genética e município de residência dos participantes. A equipe também corrigiu os dados de volume cerebral para o tamanho geral da cabeça.

Como resultado, o estudo encontrou que passar de zero para uma unidade de álcool não fez muita diferença no volume cerebral, mas passar de uma para duas ou duas para três unidades por dia está associado a reduções tanto na substância cinzenta quanto na branca(1). Enquanto ir de zero a uma  uma unidade de média diária de álcool foi associado ao equivalente a meio ano de envelhecimento, a diferença entre zero e a quatro bebidas foi de mais de 10 anos de envelhecimento(1).

"Há algumas evidências de que o efeito da bebida no cérebro é exponencial" (Remi Daviet, autor correspondente do estudo).

Para ele, reduzir a bebida final da noite pode ter um grande efeito em termos de envelhecimento cerebral, uma vez que, uma bebida adicional em um dia pode ter um impacto maior do que todas a bebidas consumidas previamente naquele dia(1).

Artigos relacionados 

O uso paterno de álcool pode influenciar a morfologia e eficácia da placenta da prole 

Nenhuma quantidade de álcool é boa para o coração, diz World Heart Federation

Alzheimer: alguns resultados favoráveis e promissores
 

Referência

  1. More alcohol, less brain: Study finds an association that begins with an average of just one drink a day. 04 de Mar 2022. Disponível em DOI: 10.1038/s41467-022-28735-5. Acesso em março de 2022. 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você